A Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA) adianta que, na busca por se firmar como um destino turístico para visitantes muçulmanos, Foz do Iguaçu lançou na sexta-feira (20) um guia de turismo halal. O material consiste em um ebook com informações sobre a oferta de gastronomia halal e hotéis preparados para receber hóspedes muçulmanos na cidade.
Foz do Iguaçu fica na divisa do Brasil com a Argentina e o Paraguai, na chamada tríplice fronteira, e abriga uma das sete maravilhas do mundo, as Cataratas do Iguaçu, diz o informe.
Além da indicação de locais, o “Guia Muslim Friendly Foz do Iguaçu – Turismo Halal” traz ainda outros tipos de serviços como explicações sobre os conceitos halal e muslim friendly, os principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu – como as cataratas, o parque das aves e a mesquita -, os horários de orações para muçulmanos e os contatos de embaixadas de países com populações islâmicas estabelecidas no Brasil.
Halal significa que um produto ou serviço são adequados para os muçulmanos, ou seja, foram produzidos respeitando ou seguindo as premissas do Islã, como a ausência de carne suína e álcool. O guia de Foz indica restaurantes que servem comidas assim. Já o termo muslim friendly é aplicado no turismo a ambientes adaptados para atender necessidades dos muçulmanos, caso dos hotéis indicados no ebook.
O lançamento do guia pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu é resultado de uma parceria do poder público local com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, a certificadora Cdial Halal, o Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu e a Mesquita Omar Ibn Al-Katthab, também da cidade. O lançamento aconteceu no Centro Cultural Beneficente Islâmico, com a presença das entidades envolvidas.
O esforço de Foz do Iguaçu na direção do turismo halal começou ainda em 2021, com a participação da prefeitura na Expo 2020 Dubai, a exposição universal que ocorreu em 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, na qual o poder público detectou o potencial que a cidade tinha para o turismo halal e começou sua parceria com a Câmara Árabe e a Cdial Halal, de acordo com informações do assessor técnico do Gabinete da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos do Foz, Leandro Vandré Heineck.
Leia a íntegra no portal da ANBA