Balanço da Operação Natal da PRF mostra acidentes com veículos de grande porte

Das 15 mortes registradas nas rodovias paranaenses, 12 ocorreram em acidentes que envolveram caminhões e ônibus.
WhatsApp
Facebook
Foto: Divulgação PRF

A Polícia Rodoviária Federal encerrou às 23h59 dessa quarta-feira (25), a Operação Natal 2024, iniciada no último 20. Em comparação com a operação de natal de 2023, o cenário deste feriado se manteve estável no quantitativo de óbitos: ano passado foram registradas 10 mortes em quatro dias de operação, uma média de 2,5 mortes por dia, assim como este ano.

Esse ano aconteceram 142 acidentes durante os seis dias de operação no Paraná, resultando em 121 pessoas feridas e 15 pessoas mortas. Os acidentes com mortos estão associados a fatores humanos, como o excesso de velocidade, a falta de atenção à condução e ultrapassagens proibidas.

A ocorrência de maior gravidade foi registrada em Paulo Frontim (PR), na BR-476, já no final da operação, nessa quarta-feira (25). Uma ambulância, com quatro ocupantes, colidiu transversalmente com caminhão que transitava no sentido oposto. Três passageiros da ambulância acabaram mortos e o motorista gravemente ferido. No caminhão, os dois ocupantes tiveram lesões leves.

Foto: Divulgação PRF

A principal conduta relacionada aos acidentes, o excesso de velocidade, foi foco de fiscalização da PRF no estado: 5.371 condutores foram flagrados nesta situação. Com a utilização de radares portáteis em locais identificados como de risco ou de frequente abuso de velocidade, a PRF trabalhou com dois objetivos: aplicar a previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de punir os infratores e realizar uma operação presença. Com a ostensividade da fiscalização, a PRF busca que outros condutores repensem seus comportamentos no trânsito, praticando assim uma condução mais segura.

Durante a operação, 5.752 veículos foram abordados e fiscalizados pela PRF no Paraná. Destes, 1.659 eram veículos de grande porte 1.751 eram veículos de grande porte. 44 pessoas foram detidas por crimes diversos, incluindo 13 pessoas detidas por crimes de trânsito.

Mais notícias


.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *