A Prefeitura de Foz do Iguaçu acaba de dar um passo importante em direção à inovação e à sustentabilidade com a apresentação, nesta terça-feira (21), de seis veículos elétricos para a Guarda Municipal. Esta novidade não apenas traz mais eficiência ao trabalho da segurança pública, como também reforça o compromisso da cidade com a preservação ambiental.
“Os novos veículos atenderão principalmente o corredor turístico e pontos de maior movimentação da cidade”, comentou o chefe da Divisão de Trânsito da GM, Gerson Rodrigues Vieira. Segundo, ele as viaturas são mais rápidas e proporcionam uma significativa economia com combustíveis aos cofres públicos, contribuindo com a redução de custos operacionais.
Esses veículos elétricos, além de serem mais ágeis e eficientes, têm um impacto ambiental muito menor em comparação aos modelos tradicionais.
Foz do Iguaçu, uma cidade reconhecida mundialmente por sua beleza natural e seu compromisso com a sustentabilidade, vê nesse investimento um reflexo de sua essência ecológica. A utilização de veículos elétricos é uma ação alinhada aos esforços da gestão municipal para contribuir com um futuro mais sustentável para a Foz do Iguaçu, cidade que inspira e trabalha.
Sustentável e Ágil
Os veículos chegaram através de um convênio com o Governo Federal com valor total de R$ 1,8 milhão, depois de um processo em que as cidades brasileiras se credenciaram para a possibilidade de receber esses veículos.
As seis viaturas, se tiverem a manutenção e orientação do fabricante, não têm prazo de validade da bateria, conforme o representante da empresa Jac Motors, Paulo Galizia. Na manhã desta terça, ele realizou um treinamento aos GM’s para a utilização dos veículos e comentou que o carregamento, mesmo que parcial, não vicia a bateria e tem uma autonomia de 400 KM.
O ponto de carregamento das baterias vai ficar no pátio da Guarda. Galizia ressaltou ainda que “pensar na sustentabilidade, não poluir, ter um rendimento próprio para uma ocorrência, e energia limpa, vai ao encontro com o conceito que a cidade tem”, destacou.
O representante da empresa disse também que “os carros não têm caixa de transmissão, e por isso respondem rápido, por exemplo, de 0 a 100KM/h atinge em menos de 6 segundos. Para atendimento de ocorrência, é fantástico”.
Além de promover a segurança de turistas e moradores, os novos veículos têm uma função estratégica na proteção dos visitantes e na vigilância dos pontos turísticos mais frequentados. A iniciativa também visa demonstrar, na prática, que é possível investir em tecnologias inovadoras, sem abrir mão da preservação ambiental. Foz do Iguaçu, ao adotar esse modelo de transporte, se posiciona cada vez mais como um exemplo de cidade inteligente e sustentável, onde a modernidade e o respeito à natureza caminham lado a lado.