A Reação Química, uma das mais tradicionais bandas do cenário alternativo de Foz do Iguaçu vai completar 12 anos de estrada em 2025 mantendo sua veia histórica no Punk Rock/HC, cada vez mais focada em músicas autorais que retratam temas atemporais e tragédias pessoais e mundiais, com pegadas do cotidiano da fronteira mais movimentada do Brasil.
O grupo está confirmado na edição deste ano do Café com Teatro prepara uma série de novidades para a performance no final da tarde do próximo domingo (9 de fevereiro) no Teatro Barracão na Praça da Bíblia.
Formado atualmente pelo co-fundador Giovani Benites Fagundes (vocal), Ariel Armstrong e Gegê Fernandes nas guitarras, Ronildo Pimentel no baixo e Josmar Polenta na bateria, Reação Química iniciou as atividades em 2013 com a ideia de manter vivo os ritmos e atitudes do movimento underground dos anos 1980. Ao longo dos anos, este estilo ficou mais característico em suas composições próprias.
Reação Química celebra 10 anos com convidados de Foz, do Paraguai e Argentina
Nos últimos anos, a banda vem se destacando com músicas autorais na internet e em apresentações em Foz do Iguaçu e Oeste do Paraná, Argentina e Paraguai. Ao longo dos anos, o grupo passou por mudanças e reformulações com saídas e chegadas de novos integrantes, conta o vocalista Giovani Fagundes. Para o Café Com Teatro, segundo ele, algumas novidades estão sendo incluídas no repertório, como novas composições e versões de clássicos do Punk Rock/HC dos anos 1980.
“Nestes quase 12 anos de palco, a banda que começou de uma necessidade de participar do movimento underground, sempre preservou o punk hxc de protesto, mostrando as tragédias que afetam pessoas e comunidades inteiras”, conta Giovani Fagundes, co-fundador da Reação Química. “Estamos no melhor da banda. Os integrantes se entendem bem, todos tem histórias no underground com outras bandas”.
![](https://diariodefoz.com/wp-content/uploads/2025/02/Reacao-Quimica-12-768x1024.jpeg)
Programação
A programação do Café com Teatro, que terá apresentações de teatro, dança, música, artes visuais, literatura, artesanato, circo e artes urbanas., começa às 17h no Teatro Barracão e Praça da Bíblia de Foz do Iguaçu. Além da Reação Química, irão se apresentar Teoria do Caos, Roger e Pai Latino Folclore, Rock Brazil, 4 Blues, Jazzguarete e Equalize. O encerramento está programado às 22h no palco da Praça da Bíblia.