O Visit Iguassu, responsável pela promoção, marketing e captação de eventos para o Destino Iguaçu, já iniciou 2025 com ótimas projeções. A empresa Oxford Eventos, de São Paulo, em parceria com o Visit Iguassu, confirmou a realização de três grandes eventos associativos em Foz do Iguaçu, sendo que dois eventos serão realizados ainda em 2025 e um evento em 2026, fortalecendo ainda mais o turismo de negócios e a divulgação do destino. Os eventos são o Congresso Brasileiro de Hansenologia, o Congresso Brasileiro de Neuropsicologia e o World Congress on Inflammation.
A diretora de projetos da Oxford Eventos, Sandra de Souza, esteve em Foz do Iguaçu, juntamente com os três promotores dos eventos já marcados para uma visita técnica e conta sobre como é o processo de escolha do destino:
“As associações geralmente tem um regulamento para os destinos fazerem suas candidaturas, neste caso, tivemos alguns fatores que pesaram na decisão que pode ser tomada em assembleia pelos associados das entidades promotoras dos eventos, ou pelo conselho diretor, que analisam as propostas de candidaturas de sede recebidas dos municípios, que obedecem os regulamentos.”
Sandra reforça que alguns fatores são essenciais para a escolha do destino: “Fatores importantes como a questão da fronteira, o acesso dos países e a malha aérea que melhorou muito, aqui temos pelo menos 5 hotéis com centro de convenções de médio e grande porte, o que torna muito bom para o organizador e para o cliente.”
![](https://diariodefoz.com/wp-content/uploads/2025/02/visit-iguassu-1-1024x761.jpeg)
Grandes eventos
“Foz é uma cidade pequena, mas tem tudo o que um grande evento precisa, vamos receber gente do Brasil todo, gente da Europa, da Ásia e América do Norte, o Destino Foz do Iguaçu é um dos mais conhecidos do Brasil, ele também chama atenção, não só por causa das Cataratas, mas hoje em dia tem muita coisa para ver, o congressista pode trazer a família e ficar mais dias, dessa forma trabalhamos juntos para que os objetivos sejam alcançados.”
O Visit Iguassu deu todo o suporte para a vinda dos organizadores para a Visita Técnica, essa é uma das ações que garantem ao destino maior visibilidade, mostrando aos envolvidos as opções e serviços que os associados ofertam. Nessas visitas, a equipe do Visit Iguassu levou os organizadores dos três eventos em todos os locais onde esses eventos cabem e em pontos turísticos, que também ofertam espaços e serviços para eventos. O setor público também é envolvido nesta etapa do processo.
A parceria com a Secretaria Municipal de Turismo permitiu a articulação de reuniões com as demais pastas públicas envolvidas, como educação e saúde, além de encontros com diretores de universidades para verificar possibilidades de ações conjuntas, como por exemplo treinamentos específicos voltados a profissionais e estudantes da área da saúde, que atuam no município.
Jaime Mendes, presidente do Visit Iguassu, reforça a importância do trabalho de captação de eventos associativos para o destino: “O processo de captação de eventos associativos é um pilar estratégico para o fortalecimento do Destino Iguaçu.
Além de movimentar a economia local, esses eventos são essenciais para a visibilidade e o posicionamento da nossa região como referência no turismo de negócios e eventos de diversas áreas científicas. Trabalhamos de forma contínua e colaborativa para atrair congressos, conferências e encontros que geram oportunidades de negócios para nossos associados, que deixam legado na cidade e impulsionam o desenvolvimento do setor.”
Expectativas para o setor de MICE em 2025
O ano de 2025 começou com grandes expectativas para o setor de eventos em Foz do Iguaçu. Até agora, o Visit Iguassu registrou 14 congressos, convenções e seminários captados diretamente pela entidade, com uma estimativa de 11.300 participantes e um impacto econômico direto de R$ 57 milhões.
Esses números representam apenas uma fração do calendário de eventos já confirmados na cidade, que é ainda mais expressivo e destaca a importância estratégica do Destino Iguaçu no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions).