UNILA promove ação de testagem para tuberculose em migrantes internacionais residentes em Foz do Iguaçu

Atividades será entre terça e quarta-feira (18 e 19); Projeto MiRA-TB oferece exame gratuito e acesso ao tratamento
WhatsApp
Facebook
Imagem: Diário de Foz/ Meta IA

A UNILA sediará, na próxima terça (18) e quarta-feira (19), uma ação de testagem gratuita para tuberculose, voltada a migrantes internacionais residentes em Foz do Iguaçu. A iniciativa faz parte do Projeto MiRA-TB (Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas contra a Tuberculose) e tem o objetivo de promover a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, que representa um risco significativo para essa população.

O evento ocorrerá em dois locais da Universidade: Na terça-feira (18), os atendimentos serão realizados no Jardim Universitário, na sala G102-2 (avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), tanto no período da manhã quanto à tarde. Já na quarta-feira (19), a testagem será feita no Auditório do Campus Integração (avenida Tancredo Neves, 3147), também ao longo do dia. Os participantes terão acesso ao exame PPD (Prova Tuberculínica), um teste que detecta se a pessoa já teve contato com a bactéria causadora da tuberculose, mesmo sem apresentar sintomas. O exame é gratuito, anônimo e oferecido em um ambiente seguro e acolhedor.

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões, mas pode comprometer outros órgãos do corpo. Migrantes recém-chegados ao Brasil têm maior risco de desenvolver a doença nos primeiros dois a cinco anos após sua chegada, devido a fatores como dificuldades de acesso ao sistema de saúde. Diante disso, a campanha busca ampliar a conscientização sobre a tuberculose e facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento, que é totalmente gratuito pelo SUS.

Os casos positivos identificados durante a ação serão encaminhados para acompanhamento nas unidades de saúde de Foz do Iguaçu, garantindo que os pacientes tenham acesso ao tratamento adequado, que tem duração mínima de seis meses.

Sobre o projeto

O Projeto MIRA-TB é um projeto de pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP e financiado pelo CNPq. O objetivo é a implementação de tecnologias para o rastreamento e adesão ao tratamento da Tuberculose Infecção ou Doença entre Migrantes Internacionais, Refugiados e Apátridas (MIRA) no Brasil. Para contemplar o cenário nacional, foram selecionados municípios pelo alto quantitativo de MIRA, sendo eles Boa Vista (RR), Foz do Iguaçu (PR), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ).

Em Foz do Iguaçu a ação de testagem é realizada com o apoio da UNILA, Unioeste, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Prefeitura Municipal.

Mais informações no site do projeto

@fozdiario

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *