Uma jovem indígena de 17 anos foi brutalmente assassinada na noite de quinta-feira (20) em uma área indígena próxima ao bairro da Eletrosul, em Guaíra, no oeste do Paraná. O principal suspeito do crime, um idoso de 67 anos, foi preso em flagrante por feminicídio pelas forças de segurança.
Segundo o XV Curitiba, a Polícia Federal (PF) recebeu a denúncia do crime e, com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná e Guarda Municipal de Guaíra, realizou um cerco na região, resultando na prisão do suspeito. Segundo a PF, o homem alegou que mantinha um relacionamento com a vítima, versão contestada por testemunhas.
Leia também
Efetivo da Força Nacional é reforçado no Paraná após ataques a indígenas
O crime ocorreu em uma região marcada por disputas territoriais, mas a polícia descartou que o caso tenha relação com conflitos fundiários. O Conselho Missionário Indigenista (CIMI) emitiu nota destacando a vulnerabilidade da comunidade indígena diante da falta de demarcação de terras, fator que, segundo a entidade, expõe os moradores a diversas formas de violência.
A Polícia Civil informou que, ao ser acionada, a PF já havia realizado a perícia no local e ouvido testemunhas. O inquérito foi instaurado pela Polícia Federal e deve ser encaminhado à Justiça Estadual.