100 anos da Reforma agrária marcam debate na UNILA com João Pedro Stedile, fundador do MST

Mais do que uma palestra, o encontro é um convite ao diálogo direto com uma trajetória marcada pela resistência e pela organização popular

Palestra "100 anos de luta pela terra no Brasil" evidencia luta pela reforma agrária. Foto: Guilherme Santos/Sul21
Palestra "100 anos de luta pela terra no Brasil" evidencia luta pela reforma agrária. Foto: Guilherme Santos/Sul21

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, recebe nesta sexta-feira, 23 de maio, uma das maiores referências da luta popular no país: João Pedro Stedile. O evento acontece às 19h no Auditório Martina, no campus Jardim Universitário, e é aberto à comunidade.

Economista, fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e figura central na articulação pela reforma agrária no Brasil, a presença de Stedile marca um momento simbólico e potente: a reflexão coletiva sobre os 100 anos da reforma agrária no Brasil — tema que atravessa a história nacional e permanece atual diante dos desafios impostos pelo avanço do agronegócio, da concentração fundiária e da violência no campo.

Leia também

Mais do que uma palestra, o encontro é um convite ao diálogo direto com uma trajetória marcada pela resistência e pela organização popular. Dentre os temas a serem abordados, estão os 100 anos da reforma agrária no Brasil, a atualidade da resistência ao latifúndio e como o MST mantém vivos os ideais da Coluna Prestes.

O objetivo é trazer estudantes, militantes e a sociedade civil para um debate fundamental sobre as transformações sociais no campo brasileiro e a reforma agrária.

A atividade terá transmissão via YouTube.

@fozdiario