Uma forte nevasca que atinge o Deserto do Atacama desde o dia 26 de junho mantém, até o momento, ao menos 180 caminhoneiros retidos na fronteira entre a Argentina e o Chile. O fenômeno, que não ocorria na região há cerca de dez anos, interrompeu o tráfego no principal ponto de passagem rodoviária entre os dois países.
Os motoristas ficaram parados na estrada CH-27, que liga San Pedro de Atacama, no Chile, à fronteira argentina, na região de Paso de Jama, a mais de 4.200 metros de altitude. A intensa nevasca cobriu completamente a rodovia, bloqueando o tráfego e expondo os caminhoneiros a temperaturas de até -12°C.
Leia também
Em uma das operações de resgate realizadas no domingo (29), a polícia chilena informou que dois motoristas brasileiros optaram por permanecer nos caminhões. Na segunda-feira (30), a prefeitura de San Pedro de Atacama divulgou que a previsão de reabertura da estrada é para o dia 7 de julho.
As autoridades locais seguem monitorando a situação e reforçam o alerta para garantir a segurança dos condutores até a normalização das condições climáticas.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz