Dr. Borges da Silveira, o “pai do Zé Gotinha” fará palestra no Rotary Club de Curitiba

Entre as ações de Borges da Silveira à frente do ministério, está a instituição do controle do sangue utilizado em transfusões

5dfa0b1e a6af 4688 adc5 c185450d0c42

Com o tema “O paranismo e a identidade paranaense”, o Rotary Club de Curitiba, sob a presidência de Demétrius Fabiano Fernandes, recebe no próximo dia 17 de julho (quinta-feira), a partir das 12 horas, com almoço por adesão, na sede da Associação Médica do Paraná, o Dr. Luiz Carlos Borges da Silveira, Cidadão Benemérito do Paraná, ex-deputado federal, líder do governo no Congresso Nacional e ministro da Saúde responsável pelo lançamento do programa de vacinação que criou a campanha do personagem Zé Gotinha, em 1987, símbolo da prevenção até hoje, criado pelo artista plástico Darlan Rosa e com nome sugerido pelas crianças através de cartas.

Entre as ações de Borges da Silveira à frente do ministério, está a instituição do controle do sangue utilizado em transfusões (com a exigência de exame dos doadores), a criação da rede de hemocentros e a inserção obrigatória nos maços de cigarro da frase “Fumar é prejudicial à saúde”.

O palestrante é autor do livro Nova República: 30 anos de altos e baixos, obra que descreve o que representou esse período da história política do Brasil, inspirado pela Operação Lava Jato e sua atuação no combate à corrupção. O livro Era o que tinha a dizer…, organizado pela escritora Maria Inês Pierin Borges da Silveira, sua esposa e presidente da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR), reúne discursos e artigos do médico paranaense nascido na Lapa e que já foi vice-prefeito de Pato Branco, chefe regional da saúde e diretor do Hospital Policlínica no sudoeste do estado.

Leia também

Após deixar de lado as funções públicas, Dr. Luiz Carlos Borges da Silveira passou a atuar como empresário no ramo educacional. Desde 1999, atuou na implantação de sete faculdades, entre elas a Faculdade da Lapa (Fael) e a Faculdade de Cascavel (Fadec). Além disso, é criador e diretor-presidente do Sistema Educacional Eadcon, uma instituição que foca na capacitação pelo ensino a distância, presente em 27 estados.

A palestra sobre o paranismo e a identidade paranaense marca o lançamento de uma ideia que será difundida através do Movimento Pró-Paraná, com o objetivo de resgatar o movimento cultural curitibano surgido no começo do século XX para valorizar as raízes do Paraná e construir uma identidade regional para o estado, utilizando símbolos como o pinheiro, o pinhão, a erva-mate, a onça e a gralha azul.

Utilidade pública
Palestra: O paranismo e a identidade paranaense
Realização: Rotary Club de Curitiba
Local: Associação Médica do Paraná, Rua Cândido Xavier, nº 575 – Água Verde
Almoço por adesão: R$ 85,00 via Pix (CNPJ: 77.962.439/0001-20). Enviar comprovante via WhatsApp: (41) 99196-8189


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz