Foz do Iguaçu recebe 6 mil atletas na final dos Jogos Escolares do Paraná

Abertura da competição, em que serão disputadas 18 modalidades, foi realizada no Centro de Convenções na noite desta sexta-feira (11)

05b1824c 9d32 4baf b45a 5fb71f19cac3 1

Os melhores atletas do estado entre 15 e 17 anos de idade estão reunidos em Foz do Iguaçu para disputar a fase final dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps). A abertura oficial da competição, em que serão disputadas 18 modalidades, foi realizada na noite desta sexta-feira (11), no Centro de Convenções.

Os Jeps envolvem cerca de 6.300 participantes de 206 municípios, entre atletas, técnicos e dirigentes, que representam 739 escolas, sendo 531 da rede pública e 208 particulares. “Mais do que números, os Jogos Escolares são a prova de que o esporte continua sendo um dos caminhos mais seguros para formar um cidadão”, afirmou o prefeito de Foz, General Silva e Luna.

“Os jogos não se resumem a placares, medalhas e pódios, mas são, sobretudo, uma lição de vida, onde se aprende na prática o valor da disciplina, da superação, da responsabilidade e do respeito ao outro. Qualquer sociedade que queira crescer com ordem, progresso e solidez precisa incentivar o esporte e é isso que estamos fazendo”, ressaltou o prefeito.

O secretário de Estado do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, representou o governador Ratinho Junior na abertura dos Jeps. Ele destacou a infraestrutura de Foz do Iguaçu para receber uma competição de grande porte como os Jeps e agradeceu ao apoio do General Silva e Luna e do secretário municipal de Esportes, Antonio Sapia. “O prefeito é um entusiasta do esporte e um grande gestor. Para nós, é uma alegria estar aqui e quero agradecê-lo pessoalmente pelo grande apoio que o Governo do Estado recebeu”, afirmou.

O campeão olímpico Giba, ex-jogador da Seleção Brasileira de Vôlei e um dos ídolos do esporte nacional, foi uma das grandes atrações da abertura dos jogos. Em seu discurso, ele lembrou aos participantes que mais de 100 mil atletas participaram das fases anteriores da competição. “Vocês conquistaram esse espaço. Eu vim daqui, de onde vocês estão”, disse, emocionado.

Giba destacou os investimentos e todo o esforço para a realização do evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Secretaria da Educação, com apoio da Prefeitura de Foz, que atua na estruturação logística e operacional da etapa, além da parceria com o Núcleo Regional de Educação e com os Núcleos Regionais de todo o Estado.

“Não deixem que ninguém acabe com o sonho de vocês, só vocês sabem o quanto ralaram para chegar aqui”, pontuou Giba, em incentivo aos jovens atletas.

Vaga para os Jogos da Juventude

As competições serão disputadas em diversas praças esportivas da cidade, entre ginásios, quadras, pistas e centros adaptados, mobilizando toda a estrutura de esporte e lazer do município. Estarão em disputa as seguintes modalidades: atletismo, atletismo paradesportivo, badminton, parabadminton, basquetebol, bocha adaptada, futsal, ginástica rítmica, ginástica rítmica paradesportiva, handebol, judô, natação, taekwondo, parataekwondo, tênis de mesa, wrestling, vôlei, vôlei de praia, xadrez e xadrez paradesportivo.

Os campeões da fase final garantem vaga para representar o estado nos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil. A competição nacional acontecerá de 10 a 26 de setembro, em Brasília (DF), reunindo os melhores atletas escolares de todo o país.

05b1824c 9d32 4baf b45a 5fb71f19cac3 1
Foto: Reprodução


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz