O grupo de palhaços da Trupe da Saúde completa neste sábado (14), em Foz do Iguaçu, a turnê pelos hospitais da região Oeste do Paraná.
A agenda que leva diversão as unidades de saúde começou quarta-feira (11) no Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), passou quinta (12) pelo Hospital São Vicente e nesta sexta-feira (13) chegou na Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Medianeira.
O encerramento da turnê da Trupe da Saúde no Oeste será neste sábado (14) com uma visita especial, pela manhã, ao Hopistal Costa Cavalcanti.
Com 20 anos de experiência nos principais hospitais de Curitiba, a Trupe da Saúde conta com 12 palhaças e palhaços profissionais.
O grupo de palhaçaria de hospital compartilha sua metodologia de trabalho, reconhecida como Tecnologia Social, com pacientes e profissionais da região.
O elenco está integrado ao cotidiano de milhares de pacientes do SUS internados em Curitiba, visitando semanalmente os hospitais Pequeno Príncipe, Erasto Gaertner, Cruz Vermelha, Evangélico Mackenzie e Hospital de Clínicas da UFPR.
Produzida pela ONG Unicultura desde 2001, a Trupe já atendeu 360 mil pessoas. A turnê no Oeste é promovida pela cooperativa Lar Agroindustrial.
Metodologia
O elenco é composto por profissionais das artes cênicas, com registro profissional e formação na área, selecionados pela coordenação artística para fazer parte do projeto.
Com 20 anos de experiência dentro dos hospitais e sempre em constante atualização, a Trupe da Saúde, respeita as rotinas de higienização, precaução de contato e cuidados especiais de cada unidade médica.
Em duplas, as palhaças e palhaços visitam semanalmente os mesmos quartos, corredores e enfermarias, interagindo com pacientes de todas as idades, acompanhantes e equipes hospitalares.
O foco são as intervenções artísticas, afetuosas e empáticas, atentas às necessidades do ambiente e de cada paciente, com base nas linguagens da palhaçaria, do improviso, da música e do brincar.
Todas as semanas, o elenco tem encontros de reavaliação das vivências do hospital, com aprimoramento técnico e terapêutico sob supervisão de psicólogo e da coordenação artística.
Além do elenco, a Trupe da Saúde também conta com uma equipe nos bastidores do projeto. São profissionais de coordenação, produção, comunicação e serviços gerais que fazem o trabalho acontecer e fluir da melhor maneira possível.
Tudo isso é realizado por meio das Leis de Incentivo à Cultura, pelas quais empresas e pessoas físicas patrocinam e apoiam o projeto.
O trabalho da Trupe da Saúde é acompanhado por pesquisadores, que buscam identificar nesta atividade resultados já observados no exterior: crianças mais ativas em seus tratamentos, aceitando melhor exames e medicamentos;
mães, pais, cuidadoras e cuidadores ficam mais confiantes; e profissionais de saúde relatam diminuição do estresse no ambiente hospitalar.