O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, inaugurou agora pouco, por volta do meio-dia, o Centro Integrado de Operações de Fronteira (Ciof) nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu. Em coletiva à imprensa, ele destacou esforço da Itaipu Binacional e do Governo do Estado.
“Só pudemos ter esse centro de controle implementado aqui, graças aos esforços do governo do Estado e do general Joaquim Silva e Luna, diretor brasileiro de Itaipu”, afirmou Moro.
A ideia, segundo Sérgio Moro, é replicar esse modelo inovador de segurança e inteligência para outros lugares.
O governador Ratinho Júnior também participou do evento. “A integração que vai acontecer aqui será importante para melhorar a segurança de Foz do Iguaçu e região”, disse.
Fronteira mais segura
De acordo com o general Silva e Luna, o Ciof tem em seu DNA a integração. O local escolhido para sua instalação não poderia ser mais apropriado.
“Mais de 15 agentes, cinco países e diversas agências trabalhando só nessa etapa com o mesmo objetivo. Ou o crime organizado levanta as mãos e se entrega ou se afugenta”, reforçou diretor-geral brasileiro da Itaipu (foto acima).
Fotos: Patrícia Iunovich