Semana da Agricultura Familiar movimenta o Mercado Público Barrageiro com cultura, oficinas e conexão com o campo

Evento valoriza agricultores locais, aproxima o público urbano da produção rural e fortalece o turismo gastronômico de Foz do Iguaçu

f9418367 1092 481b 87e0 d5dbcd087202

De 22 a 26 de julho, o Mercado Público Barrageiro foi palco da Semana da Agricultura Familiar, uma iniciativa que reuniu agricultores, moradores, pesquisadores, turistas e apaixonados pela boa comida e pela cultura local. Com entrada gratuita, o evento ofereceu uma programação diversificada que incluiu oficinas, degustações, rodas de conversa, atividades práticas para adultos e crianças, sorteios e apresentações culturais.

A ação teve como objetivo principal valorizar a agricultura familiar e aproximar o público urbano da realidade dos pequenos produtores rurais. Ao longo da semana, os visitantes puderam vivenciar de perto o cotidiano do campo, aprender técnicas sustentáveis e conhecer a importância da produção de alimentos saudáveis e locais.

Além das atividades educativas, o público também aproveitou o 1º Arraiá do Mercado Público, realizado como parte do encerramento da semana da agricultura familiar. A festa contou com quadrilha, música ao vivo, contação de histórias, aulão de forró, oficinas culturais e comidas típicas, reforçando o valor da cultura popular e o potencial turístico do espaço.

Para o diretor de turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, o evento vai além da valorização do agricultor, ele também traz o Mercado Público como destino turístico de experiência em Foz do Iguaçu:

“A Semana da Agricultura Familiar e o Arraiá mostram como é possível integrar saberes, sabores e cultura em um mesmo espaço. Isso fortalece o turismo de base comunitária e aproxima o visitante da riqueza da nossa produção local. Nosso objetivo é que o mercado seja cada vez mais um ponto de encontro entre o campo, a cidade e os turistas” afirmou.

Leia também

A gerente da loja da Coaffoz (Cooperativa da Agricultura Familiar de Foz do Iguaçu) no Mercado, Débora Justino, ressaltou o papel do evento para dar visibilidade aos produtores: “Eu acredito que o principal impacto da nossa loja para agricultura familiar é o fato de a gente estar representando os nossos produtores, que são os nossos sócios daqui da cooperativa. Esse evento é muito importante porque ele dá voz aos nossos agricultores e mostra o dia a dia deles, como eles fazem para esses produtos chegarem tão bem aqui na loja.”

Durante a semana, um dos destaques foi a palestra do pesquisador e consultor Gustavo Federico Apablaza, doutor em desenvolvimento rural sustentável, que abordou o papel da inovação no fortalecimento da agricultura familiar. “O que eu trouxe foi uma questão vinculada ao papel e a conexão da inovação com a segurança alimentar, o cuidado do meio ambiente e a sustentação da agricultura familiar como modo de produção viável e válido. Ela permite garantir alimentos saudáveis para toda a população, gerar emprego e renda e também aumentar a produtividade na produção de alimentos” pontuou.

A agricultora Vilmair de Souza Samuel participou ativamente das atividades e compartilhou a importância de eventos como este para quem vive da terra. “O que me motivou estar aqui hoje foi buscar novos conhecimentos, novas formas de lidar com a terra. Nessa palestra eu aprendi a importância da agricultura familiar para a sociedade, especialmente com os alimentos saudáveis. Esse é o nosso objetivo” afirmou.

A formação contínua dos produtores também foi destacada pela gerente da Aproffoz (Associação dos Produtores Rurais Familiares de Foz) no Mercado, Lucy Andreguete dos Santos, que enxerga na capacitação um caminho para transformar a realidade rural. “Um dos principais papéis da associação é a formação. É por isso que a gente está trazendo os agricultores para as capacitações que temos conseguido junto com o Itaipu Parquetec. A partir disso é que melhora a qualidade de vida, a produção, a renda e até a saúde dos produtores” concluiu.

Para Raimundo Christian Oliveira Soares, do escritório de captação de recursos do Itaipu Parquetec, a participação no evento foi também pessoal, segundo ele sua trajetória acadêmica e profissional vem da agricultura e do desenvolvimento rural. “A agricultura familiar é o que alimenta o brasileiro, de fato. Toda oportunidade de contribuir ou de ouvir experiências nesse tema é muito importante para mim” disse.

O sucesso do evento aponta para a importância de manter e expandir esses espaços de diálogo, aprendizado e valorização da produção familiar, que é essencial para a segurança alimentar, a sustentabilidade e a identidade cultural de Foz do Iguaçu e região.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz