Foz do Iguaçu e toda a região Oeste do Paraná devem enfrentar um fim de semana de frio intenso, segundo previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná). A mudança no clima ocorre após a formação de uma nova frente fria no oceano, que traz instabilidades para o Estado entre quinta (7) e sexta-feira (8), seguida pela chegada de uma massa de ar polar.
Nesta quinta-feira (7), Foz do Iguaçu pode registrar pancadas de chuva isoladas, principalmente no período da tarde, quando há maior chance de temporais localizados com trovoadas, devido à atuação de um sistema de baixa pressão no Litoral do Rio Grande do Sul e à nova frente fria.
A sexta-feira (8) ainda será marcada por instabilidades em diversas regiões do Estado, mas o destaque passa a ser a queda nas temperaturas. A massa de ar polar avança a partir da noite, provocando um fenômeno de inversão térmica: as mínimas serão registradas durante a noite, e não ao amanhecer, como é mais comum.
Leia também
Para o sábado (9), a previsão é de temperaturas bastante baixas em Foz do Iguaçu e em cidades vizinhas. Apesar de os termômetros não indicarem temperaturas negativas como no Centro-Sul e Sudoeste do Estado, a mínima na região Oeste pode ficar abaixo dos 5°C, com possibilidade de geada, especialmente em áreas mais abertas e afastadas do centro urbano.
O frio persistirá no domingo (10), com mais um amanhecer gelado. As temperaturas em Foz do Iguaçu continuarão baixas, mas a tendência é de elevação ao longo do dia, principalmente com a presença do sol.
Na segunda-feira (11), o frio começa a perder força em Foz e em outras áreas do interior do Paraná. As mínimas ainda ficarão abaixo de 10°C, mas o avanço da umidade vinda do mar na faixa Leste dificultará quedas mais acentuadas nas temperaturas nessas regiões.
Segundo o Simepar, este será um dos períodos mais frios do inverno até agora, com destaque para o avanço rápido da massa de ar polar sobre todo o Estado — algo que não se repetia com tanta intensidade nos últimos invernos. A orientação é para que a população esteja atenta às mudanças bruscas de temperatura e aos cuidados com o frio, especialmente durante as noites e madrugadas.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz