Foz do Iguaçu está entre os três destinos turísticos brasileiros mais procurados segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT).
A cidade onde estão as Cataratas do Iguaçu tem 12,9% da preferência atrás de Rio de Janeiro e Florianópolis, com 29,7% e 17,1%, respectivamente.
Em comum, os mais procurados pelos turistas têm atrativos naturais como fonte de interesse para os visitantes, destaca o Ponta Porã Informa.
Apesar das características singulares do território, o estudo indica que as taxas de crescimento do turismo internacional no País foram de 0,6%, em 2017, e 0,5%, em 2018.
Entretanto, no Peru e na Argentina, de acordo com o Ministério do Comércio Exterior e Turismo do Peru e o Instituto Nacional de Estatística e Censos da Argentina, o crescimento em 2018 foi de 10% e 7,5%, respectivamente.
O turismo movimenta a economia: cada turista gastou, em média, US$ 53,96 por dia durante a passagem pelo Brasil.
Biodiversidade
O Brasil abriga a maior biodiversidade mundial, cerca de 20% das espécies do planeta. Dessas, a Mata Atlântica – bioma cujo território foi reduzido a 7% da sua cobertura original, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.
A área concentra 35% da biodiversidade vegetal nacional, além de cerca de 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.
A reserva abriga o maior remanescente de Mata Atlântica, formada por 2 milhões de hectares localizados nos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
A região conta com espécies endêmicas, como o mico-leão-da-cara-preta e o papagaio-de-cara-roxa, e animais ‘topo de cadeia’ que indicam a qualidade ecológica do local, como a onça-pintada.
Foto: Cataratas SA