A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou quatro palestras voltadas à prevenção e conscientização sobre a violência contra a mulher. A ação aconteceu nesta segunda e terça-feira (dias 18 e 19), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado.
As atividades foram realizadas junto às empresas Urbia Cataratas, Eco Cataratas Hotel, Sanepar e Marco das Três Fronteiras, alcançando trabalhadores e colaboradores dos respectivos locais.
De acordo com a delegada da PCPR, Giovanna Antonucci, durante os encontros, foram abordados temas fundamentais como a Lei Maria da Penha, o ciclo da violência doméstica, as medidas protetivas de urgência, além de orientações práticas sobre como identificar situações de risco e os canais adequados para denúncia de agressões.
A iniciativa reforça a importância da prevenção como ferramenta essencial para a redução dos índices de violência contra a mulher.
“Por meio da informação e da conscientização social, busca-se romper o silêncio das vítimas, estimular a denúncia e garantir maior efetividade na proteção e acolhimento das mulheres em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Leia também
- Receita Federal apreende equipamento dermatológico avaliado em mais de R$250 mil na Ponte da Amizade
AGOSTO LILÁS
A campanha Agosto Lilás foi criada no ano de 2020 em referência à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. O texto legal criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, que foi considerada uma forma de violação dos direitos humanos. Já a cor lilás foi escolhida por estar associada à busca pela igualdade de gênero.
SHAMAR
A ação integra a Operação Shamar, que ocorre durante o mês de agosto e se estende até 4 de setembro em todo o país. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo o combate à violência contra a mulher.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz