O Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu concluiu, na segunda-feira (18), o Workshop de Combate a Incêndio Florestal, realizado pelo 4º Núcleo de Atuação Regional da Defesa Civil Estadual (CEDEC/PR), em parceria com o 9º Batalhão de Bombeiro Militar (9º BBM), durante o período crítico da estação seca, quando o risco de queimadas aumenta significativamente.
A iniciativa reuniu cerca de 50 agentes de Defesa Civil de vários municípios do Oeste do Paraná, além de brigadistas do ICMBio, em um grande treinamento interinstitucional.
Pela manhã, as instruções aconteceram no auditório do 9º BBM. À tarde, os participantes foram a campo, na Avenida Pedro Basso, para um exercício prático de combate a incêndio florestal.
Durante o treinamento, os agentes reforçaram seus conhecimentos e a prática com equipamentos como bombas costais, abafadores, sopradores e mangueiras, aplicando técnicas fundamentais:
✅ abertura de aceiros;
✅ uso de abafadores em focos iniciais;
✅ combate direto e queima controlada;
✅ construção de linhas de contenção.
O workshop é fundamental para enfrentar o período crítico de queimadas (junho a setembro). Até o momento, o 9º BBM já atendeu mais de 200 incêndios ambientais em 2025, reforçando o treinamento e a integração entre equipes das prefeituras e outras entidades nesta circunscrição, onde estão localizados o Parque Nacional do Iguaçu e a zona de preservação do Lago de Itaipu.
Mais que treinamento: é compromisso da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná com a proteção da vida, do meio ambiente e da nossa região, diz a corporação.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz