A onça-pintada batizada como Sami, identificada em Foz do Iguaçu pelo Projeto Onças do Iguaçu, foi registrada recentemente em armadilhas fotográficas na Reserva Natural Urugua-í, em Misiones, Argentina. O registro reforça os avanços na conservação da espécie em ambos os lados da fronteira.
Segundo os biólogos, Sami já havia sido fotografado no Parque Nacional do Iguaçu, em 2022, e novamente em 2024, quando passou pela propriedade Campo Los Palmitos. Agora, em 2025, ampliou ainda mais seu território ao ser documentado dentro da reserva.
Especialistas destacam que os deslocamentos do felino demonstram a importância dos corredores ecológicos entre áreas de mata preservada, como o Corredor Verde na região norte de Misiones. Esses espaços permitem a circulação de grandes predadores e contribuem para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica.
Cada novo registro é considerado uma conquista para os esforços de conservação e sinaliza resultados positivos das ações voltadas à proteção da espécie na Tríplice Fronteira.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz