Diretores de Itaipu visitam construção de usina solar flutuante

Estrutura está sendo construída na margem paraguaia da empresa e será instalada sobre o espelho d’água do reservatório

Imagem do WhatsApp de 2025 09 04 as 17.04.22 3effe476
Foto: Andrés Zárate/Itaipu Binacional

Membros da Diretoria Executiva da Itaipu, de ambas as margens, visitaram nesta quinta-feira (4) as obras da construção da usina solar flutuante que está sendo instalada no reservatório da hidrelétrica. O projeto binacional envolve a instalação de dez painéis modulares, compostos por flutuadores interligados, para consolidar a usina solar que terá capacidade total de 1 MWp (Megawatt-pico).

O projeto está seguindo o cronograma e a instalação das placas no espelho d’água deve iniciar na próxima semana, caso as condições climáticas permitam. Atualmente, os trabalhos estão focados na instalação dos 1.584 painéis solares bifaciais que serão montados em 4.199 flutuadores.

O diretor-geral brasileiro, Enio Verri, lembrou que o projeto corresponde aos esforços da entidade em promover ações que mitiguem as mudanças climáticas. “São benefícios ambientais, sociais e econômicos no contexto da transição energética. A solução que a Itaipu encontrou aqui poderá servir de modelo para a instalação de projetos semelhantes em outros reservatórios brasileiros”, enfatizou.

Leia também

“Este projeto trará desenvolvimento tecnológico no setor energético, a criação de novos negócios e a otimização dos recursos do reservatório. Estamos satisfeitos com esta iniciativa, que contribuirá para impulsionar a diversificação da matriz energética do nosso país”, destacou o diretor-geral paraguaio, Justo Zacarías Irún, durante a visita.

Os painéis serão posicionados no lado paraguaio do reservatório da barragem e a energia gerada pela usina abastecerá parcialmente o consumo da usina naquela margem, servindo como um projeto piloto.

Os módulos solares, cada um com 705 watts de pico (Wp), têm vida útil estimada de 30 anos, certificações internacionais de qualidade e são resistentes a condições ambientais adversas.

Paralelamente, as demais obras civis, suportes de alumínio e a instalação dos cabos de média tensão que conectarão o sistema flutuante à sala de células, também estão em andamento.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz