Adonai Aires de Arruda é um dos empresários mais bem-sucedidos do turismo nacional, fundador da empresa Serra Verde Express – concessionária responsável pelo passeio turístico pela centenária estrada de ferro Curitiba-Paranaguá, considerado o segundo principal atrativo turístico do Paraná, ficando atrás apenas das Cataratas do Iguaçu e, também, do Trem da República entre Itu e Salto – SP e da Rede de Restaurantes Stazione com unidades no litoral do Paraná e São Paulo.
No próximo dia 18 de setembro (5ª feira), a partir das 12 horas, com almoço por adesão, o Rotary Club de Curitiba, sob a presidência do consultor Demétrius Fabiano Fernandes (2025-2026), receberá o empresário Adonai Aires de Arruda que ministrará uma palestra que mescla a sua trajetória profissional e – O Papel dos Imigrantes na Construção do Amanhã –, onde avalia as contribuições dos imigrantes para o país no desenvolvimento social e econômico, força de trabalho e introdução de diversidade cultural em um mundo globalizado.
O evento acontece na sede da Associação Médica do Paraná, na Rua Cândido Xavier, 575, no bairro Água Verde, em Curitiba. O palestrante convidado Adonai Arruda foi associado fundador e 2º presidente do Rotary Club de Curitiba Fanny na gestão do Governador Antonio Hallage (1995-1996).
O Rotary Club de Curitiba pertencente ao Distrito 4730 é o 1º clube de Rotary fundado na capital e no estado do Paraná, em 1933. Atualmente existem cerca de 350 clubes nos quatro Distritos do Estado. Sua data de admissão junto ao Rotary International foi transformada através de lei no Dia do Rotariano Paranaense.
O passeio de trem pela Serra do Mar, ligando Curitiba a Morretes, no Litoral, foi eleito como um dos melhores do mundo pelos jornais The Guardian e The Wall Street Journal, o trajeto operado Serra Verde Express recebe uma média de 250 mil turistas por ano, sendo quase 10% deles estrangeiros.
Operado pela Serra Verde Express, o trajeto de trem ligando a capital ao Litoral foi reconhecido como o 14º melhor passeio ferroviário do planeta. A publicação exalta jornadas sobre trilhos únicas, com destaque ao turismo ferroviário, quando a experiência vai além do deslocamento. A escolha foi feita por mais de 200 especialistas do setor.
Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, cursou Medicina Veterinária na UFPR e teve sua primeira experiência como empreendedor com a criação do curso preparatório ao vestibular, Max Planc, na capital.
Adonai Aires Arruda é o Cônsul Honorário da República Dominicana na região Sul do Brasil e tem como objetivo a abertura de canais para intercâmbios ambientais, tecnológicos e turísticos entre os dois países.
O grupo de empresas criado por Adonai Arruda tem mais de 40 anos, posicionando-se como um dos grandes empregadores do Estado do Paraná.
Sua visão estratégica e seu compromisso com a qualidade tornaram suas empresas referências no mercado turístico brasileiro.
Adonai Arruda foi o presidente da Holding HigiServ, do Curitiba Convention & Visitors Bureau, o primeiro presidente da Federação dos Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná, o primeiro presidente da WFFSC, World Federation Facilities and Services Contractors, foi o único brasileiro presidente da WFBSC, World Federation Business and Services Contractors (2010/2012 e 2018/2019).
É presidente e CEO da FACOP (Fundação de Asseio e Conservação do Paraná).
Um dos conceitos de vida do empresário é o de que “Gente não tem preço. Gente tem valor”.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz