Colégio de Foz do Iguaçu revive Idade Média com feira beneficente

Aberta para a comunidade escolar e convidados, a iniciativa une cultura, aprendizado e solidariedade, com ingresso simbólico de um pacote de leite em pó, destinado ao Centro de Nutrição Infantil

20240615 174452
Foto: Divulgação

O Colégio Semeador de Foz do Iguaçu promove neste sábado (13), das 16h às 19h30, a 7ª edição da tradicional Feira Medieval, com barracas temáticas, apresentações artísticas e atividades interativas inspiradas na Idade Média. 

Aberta para a comunidade escolar e convidados, a iniciativa une cultura, aprendizado e solidariedade, com ingresso simbólico de um pacote de leite em pó, destinado ao Centro de Nutrição Infantil de Foz do Iguaçu.

“A cada nova edição, buscamos aprimorar a experiência dos estudantes e do público. Neste ano, temos mais espaços interativos e uma arena de jogos medievais, além de danças e encenações inspiradas no período histórico. Também promovemos uma integração ainda maior entre os segmentos participantes”, destaca o coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador, Henrique Pedrotti.

Leia também

Feira “Sabores do Campo” traz queijos e embutidos artesanais do interior do Paraná a Foz do Iguaçu

Em equipes, os estudantes organizaram barracas sobre temas como armamentos, alquimia, astronomia, taberna e poções mágicas. As escolhas foram feitas com orientação dos professores da escola, mas com alto grau de protagonismo dos alunos. 

“Isso faz toda a diferença. A feira desenvolve habilidades como criatividade, trabalho em equipe, liderança e pesquisa histórica, tudo de forma lúdica e significativa”, afirma Pedrotti.

Segundo ele, a Idade Média, muitas vezes estigmatizada como um período obscuro, foi, na verdade, um tempo de grande complexidade social e cultural, no qual coexistiam inovações científicas, práticas artesanais sofisticadas e ricas expressões artísticas. 

“Ao recriar esse cenário, a Feira Medieval oferece ao público a oportunidade de conhecer, de forma envolvente e crítica, aspectos da vida medieval, como costumes, crenças, avanços e contradições, além de estimular uma reflexão sobre como esses elementos ainda ressoam na sociedade atual”, esclarece.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz