Vamos à luta Adianta o Blog do Tupan que, depois de passar anos na política paranaense ofuscado pela força do Partido dos Trabalhadores no Paraná e no Brasil, o PCdoB a partir de 2020 vai tentar se afirmar. Para isto, o partido da foice pretende disputar as prefeituras das cidades mais importantes do Estado: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Piraquara, Pinhais, Foz do Iguaçu, Guarapuava e São José dos Pinhais.
Luta II A sigla também pretende concorrer, segundo o presidente estadual Elton Barz (foto), em cidades menores, como o município do Centro-Sul Campina do Simão e Jataizinho, no norte, ambas com possibilidade de vitória.
Reforma agrária Integrantes do MST irão promver hoje (28), em Cascavel, um ato em defesa da reforma agrária do Oeste do Paraná. A ação será em apoio às comunidades Resistência Camponesa, 1º de Agosto e Dorcelina Folador, todas ameaçadas de despejo.
Reforma II Juntas, as comunidades abrigam mais de 200 famílias que vivem, produzem e constroem suas vidas nos territórios há 20 anos. A atividade começa às 9h no acampamento Resistência Camponesa, localizado na Estrada da Arataca, próximo a BR 277.
Queda A taxa de desocupação no país fechou o trimestre encerrado em novembro em 11,2%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Queda II O estudo divulgado ontem (27) considera desocupadas as pessoas que estão sem emprego, mas que buscaram efetivamente um trabalho nos 30 dias anteriores à coleta dos dados. O levantamento aponta que 11,9 milhões de pessoas compõem a população desocupada.
Flagrante Um vídeo obtido pela rádio Banda B mostra o momento em que o advogado, preso em flagrante após ser abordado trafegando na contramão no bairro Rebouças, em Curitiba, agride um guarda municipal durante a abordagem.
Flagrante II Ele dá um soco no guarda. O advogado foi encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito onde foi autuado por embriaguez ao volante, desacato, resistência, lesão corporal e dano ao patrimônio público.
Passa lá O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, determinou ontem que o governo federal faça a transferência de 50% dos recursos bloqueados do Fundo Nacional de Segurança Pública. O valor estimado é R$ 1,1 bilhão.
Ronildo Pimentel
Editor