Prefeitura de Foz do Iguaçu debate projeto da Beira Rio com empresários e proprietários da região

General Silva e Luna falou sobre a transformação pela qual a via passará, com objetivo de tornar a área uma das mais valorizadas da cidade

ab8b4c03 72aa 4ad3 be40 2ab527958a70
Foto: Divulgação/PMFI

O prefeito General Silva e Luna e a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo debateram, nesta quarta-feira (17), com empresários e proprietários do entorno da Avenida Beira Rio o projeto de revitalização da via. Além de transformar o espaço, com o objetivo de valorizá-lo e atrair mais investimentos públicos e privados, a iniciativa inclui a implantação de uma trincheira para ligar o Jupira à Vila Portes e a criação de um parque linear na foz do Rio Monjolo.

Durante o encontro, foi exibido aos participantes um vídeo breve destacando as melhorias planejadas. O projeto prevê a requalificação e duplicação da Beira Rio até a Avenida República Argentina, onde ela atualmente termina, e o prolongamento até a Rua João Rouver, nas proximidades da Praça da Marinha. Inclui, ainda, ciclovias, canteiro central, calçadas para pedestres e uma ponte sobre o Rio Monjolo.

Os três projetos (da avenida, da trincheira e do parque) têm um custo estimado de R$ 200 milhões, já garantidos pelo prefeito junto ao Governo do Estado.

Leia também

A elaboração do projeto de revitalização da Beira Rio foi iniciada em 2020, junto ao Itaipu Parquetec, quando o prefeito General Silva e Luna estava à frente da diretoria-geral brasileira da Itaipu Binacional. “O metro quadrado em Foz do Iguaçu é um dos mais valorizados do Paraná, e um projeto como esse tem o potencial de atrair ainda mais investidores e, além de tornar o espaço muito mais agradável para a população, vai gerar desenvolvimento para a cidade”, afirma o prefeito.

Em paralelo com a conclusão dos projetos, a Prefeitura está trabalhando na avaliação das áreas de preservação permanente às margens do Rio Paraná e na avaliação de mudanças no zoneamento da área, para possibilitar que sejam instalados equipamentos públicos e privados para tornar a região mais atrativa.

O prefeito destacou que o município já possui os recursos para execução das obras à disposição e o projeto executivo concluído. As próximas etapas são o licenciamento ambiental e as desapropriações necessárias para os serviços. “Em breve, vamos abrir a licitação para iniciar os trabalhos, que se somam a uma série de obras estruturantes que estão em nosso planejamento para transformar Foz do Iguaçu em uma cidade com muito mais qualidade de vida”, destaca o General Silva e Luna.

Para assegurar as condições adequadas de mobilidade na região central, uma vez que, com a duplicação da Avenida Beira Rio e a expectativa de novos empreendimentos no local a tendência é aumento do fluxo de veículos, também está sendo prevista a duplicação da Rua Quintino Bocaiúva, no trecho entre as avenidas Juscelino Kubitschek e a Beira Rio.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz