A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná emitiu um alerta após o aumento de casos de doença meningocócica registrados na 9ª Regional de Saúde, que abrange Foz do Iguaçu e região. Somente em agosto, foram confirmados sete casos, sem registro de óbitos. No acumulado de 2025, a regional já soma nove casos e dois óbitos.
Em todo o Paraná, já são 47 casos confirmados neste ano, com 12 mortes causadas pela doença. O cenário preocupa as autoridades de saúde, que reforçam a importância da vacinação e do diagnóstico precoce.
Leia também
Secretaria da Saúde reforça importância da vacinação contra meningocócica
A doença meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e pode levar a quadros graves como meningite. A transmissão ocorre por gotículas respiratórias, elevando o potencial de contágio. A vacinação é a principal medida preventiva, especialmente para crianças e adolescentes.
A Secretaria de Saúde do Paraná orienta a população a manter a caderneta de vacinação atualizada e adotar cuidados como manter os ambientes ventilados e adotar medidas de higiene. Além disso, destaca a importância do diagnóstico precoce para evitar complicações graves.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz