Receita Federal apreende mineradoras de bitcoin e “canetas emagrecedoras” na BR-277, distante 40 km de Foz

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina em São Miguel do Iguaçu, distante cerca de 40 km do ponto de embarque, na fronteira do Brasil com Paraguai

WhatsApp Image 2025 09 26 at 15.39.04
Mineradoras de bitcoin apreendidas na BR-277 (Foto: Divulgação/RFB)

A Receita Federal apreendeu na BR-277, no início da tarde de sexta-feira (26) no trecho conhecido como Serra do Mico, um veículo com mercadorias irregulares contrabandeadas do Paraguai.

A apreensão ocorreu pouco depois da área urbana de São Miguel do Iguaçu, distante 40 kms de Foz do Iguaçu.

A ação foi executada pela Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, como parte do esforço contínuo de combate ao contrabando e ao descaminho na região.

O veículo foi abordado enquanto transportava diversas mercadorias de origem estrangeira, incluindo 25 mineradoras de Bitcoin, 1 patinete elétrico e 24 “canetas emagrecedoras”.

Com a fiscalização, constatou-se que as mercadorias não possuíam a devida comprovação de importação regular, configurando crime de descaminho. O valor estimado desta apreensão é de R$100 mil.

O condutor do veículo foi liberado, mas uma representação fiscal para fins penais será realizada perante o Ministério Público. O veículo e as mercadorias foram lacrados e encaminhados para as instalações da Alf/Foz do Iguaçu.

A Receita Federal ressalta que ações como esta integram o esforço contínuo de combate ao contrabando, descaminho e crimes relacionados ao tráfico de drogas na região de fronteira.

Além de enfraquecer organizações criminosas, a atuação firme e coordenada busca proteger a economia nacional, garantir a segurança da população e reforçar a presença do Estado.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz