A imagem imponente do santo fica localizada na Avenida Mário Filho, em frente a UPA 24 h
O artista plástico e escultor Giovani Vissotto concluiu a restauração da estátua de São Francisco na Avenida Mário Filho, Morumbi. Nos próximos dias ela será entregue oficialmente à população do maior bairro da cidade. As informações são de Adelino de Souza, no GDia.
A estátua estava bastante danificada pela ação do tempo e vandalismo. Ela foi construída entre 1997 e 2.000 e nunca foi restaurada. A equipe de Vissotto levou 30 dias para concluir a restauração, que teve um custo de R$ 86 mil ao município.
“Eu passava por aqui e ficava entristecido por ver esse patrimônio público todo danificado. Tivemos que fazer uma abertura na parte traseira da base para reforçar a estrutura. A escultura é oca e tivemos de usar material especial para resistir às intempéries. Na época esses produtos não existiam ou não eram acessíveis”, comentou Vissotto.
De acordo com o escultor, toda a estrutura sofreu durante a construção do estacionamento onde foi usado um rolo compactador de muita pressão que abriu as dilatações da estrutura. Com a restauração, a obra terá um grande tempo de vida útil. “Uma restauração com esta só daqui a cem anos”, disse.
O trabalho de restauração da estátua de São Francisco foi fruto do trabalho conjunto que uniu autoridades municipais, a comunidade do bairro e a Prefeitura. João Batista de Andrade, liderança do bairro Mutirão 1º de Maio disse que a restauração é “um exemplo de quando a comunidade e o poder público trabalham juntos quem ganha é o povo”.
“O prefeito Chico Brasileiro mostrou uma sensibilidade muito grande para com os anseios dos moradores do grande Morumbi”, comentou Vissotto.
A presidente do bairro 1º de Maio, Claci Berenice, confirma a movimentação da comunidade, disse que a restauração da obra veio como um presente de Natal para toda a população.
Foto: Roger Meireles