O ex-vereador Kalito Stoeckl é o novo presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Foz do Iguaçu. O nome dele foi referendado em assembleia na noite desta terça-feira (7), que confirmou a criação do Diretório Municipal do partido.
Kalito assume o cargo em substituição ao ex-deputado federal Nelton Friedrich, que passa a ser primeiro vice-presidente da legenda. Na reunião, foi formalizada a composição do Diretório e, em seguida, o próprio Diretório procedeu à eleição da Executiva Municipal.
A decisão representou um passo importante na consolidação da organização partidária em Foz do Iguaçu, afirmam os dirigentes. Que ressaltam: O Diretório nasce com a missão de ampliar a presença do PDT na cidade, organizar a base, dialogar com os movimentos sociais e contribuir para a construção de um projeto de desenvolvimento justo, soberano e popular.

Além de Kalito e Nelson, a nova composição do PDT de Foz do Iguaçu conta com Cláudio Siqueira (2º vice-presidente), Giovani Benites Fagundes e Marcelo Penayo (secretário e secretário adjunto), Edson Stumpf, e Edir Schoreder (tesoureiro e primeiro-tesoureiro) e Raby Kalil, Luiz Andrade, Paulo Cesar Rodrigues e Addison Piscathy de Araujo como vogais.
Leia também
Plano de gestão
Após a eleição, Kalito Stoeckl destacou que seu primeiro grande objetivo é fortalecer o partido localmente “para em seguida, nos colocarmos como referência de organização em nossa região. Vamos consolidar agora, a partir dos membros da executiva, os movimentos que são previstos no estatuto do PDT como o Movimento Darcy Ribeiro”.
Essa organização, segundo Stoeckl, busca articular cultura, educação e outros eixo de militância política. “Ou seja, teremos eixos de conversas e estudo a serem oferecidos aos filiados do partido. Com essa ferramenta, procuraremos resgatar antigos filiados do partido e trazer novos membros para participarem”, afirmou.

Em paralelo, o novo presidente disse que vai articular a elaboração de um planejamento estratégico de longo prazo visando as eleições de 2026 e as eleições de 2028. “O PDT, por toda sua história e grandeza, precisa voltar a ser protagonista na elaboração de políticas públicas e ocupando os espaços de poder”, frisou.
E concluiu: “Nossas bandeiras de educação de qualidade e do trabalho como fundamento da dignidade humana e como princípio estruturante da cidadania, devem estar na pauta das discussões da sociedade”.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz