Com 27 coexpositores, Paraná promove atrativos e serviços em feira de turismo no Paraguai

Estande paranaense na FITPAR 2025 tem materiais traduzidos para o espanhol com o objetivo de atingir o consumidor paraguaio. Feira teve início nesta sexta-feira (10) e segue até domingo (20). No ano passado, mais de 7,5 mil pessoas passaram pelo local do evento

IMG 8458

Atrativos e produtos turísticos de Foz do Iguaçu, Curitiba e do Litoral do Paraná são apresentados ao público da FITPAR 2025 – a Feira Internacional de Turismo que acontece no Paraguai a partir desta sexta-feira (10) até domingo (12). O Governo do Estado, através de estande do Viaje Paraná, leva 27 coexpositores paranaenses para apresentar os melhores serviços e atrativos.

No ano passado, a FITPAR contou com 837 expositores, de dez países, representando mais de 300 marcas e destinos turísticos. Passaram pelo local do evento mais de 7,5 mil pessoas, com destaque para os profissionais do setor (2,5 mil). A feira acontece no Centro de Convenções Mariscal, em Assunção, com funcionamento diário, das 10h às 20h.

“O Paraguai é o maior emissor de turistas estrangeiros para o Paraná e manter essa conexão com o trade local, e também com os turistas, é fundamental para que o Estado continue sendo um destino escolhido pelo país vizinho”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

De janeiro a setembro deste ano o Paraná recebeu mais de 319,2 mil turistas paraguaios. Segundo o embaixador do Brasil no Paraguai, José Marcondes de Carvalho, é importante que o Estado esteja presente em eventos como a FITPAR.

    “O Paraná é o quarto estado que mais recebe turistas estrangeiros no país e o Paraguai é o país que mais contribui para isso. Se o Estado não estivesse presente em feiras assim, certamente esse número seria menor”, disse. “O Paraná tem uma diversidade de destinos e é importante divulgar isso, aproximar-se dos agentes e operadores de turismo para capturar o consumidor paraguaio”, completou o embaixador.

    Para a promoção do Paraná como destino turístico, além da participação dos coexpositores, o Viaje Paraná distribui materiais informativos traduzidos para o espanhol.

    “Produzimos uma revista especial para a FIT Buenos Aires e a FITPAR em Assunção, pensando justamente em fortalecer a promoção dos destinos paranaenses entre os argentinos e paraguaios, com ênfase muito grande em nosso litoral, não apenas as praias, mas toda a grandiosidade da Mata Atlântica, além de Curitiba e Foz do Iguaçu. São públicos prioritários e fundamentais para aumentar o fluxo de visitantes estrangeiros para o nosso estado”, disse o diretor de Promoção Comercial do Viaje Paraná, Eduardo Aguiar.

    PARTICIPAÇÃO

    Entre os coexpositores do estande do Viaje Paraná estão representantes de mais de 10 hospedagens, como resorts e hotéis.

    Participante do estande órgão de promoção do turismo paranaense na FITPAR pelo segundo ano consecutivo, Rodrigo Chimiloski, do Maestro Thermas Park Hotel, em Francisco Beltrão (Sudoeste), afirma que esse ano espera uma aproximação ainda melhor do que a última edição.

    “Conversamos com muitas agências de viagens no ano passado e conseguimos desenrolar um trabalho bem fixado aqui na região de Assunção. O pessoal foi conhecer nosso Thermas e esse ano esperamos ainda mais aproximação com o trade”, destacou.

      Para Cleverson José Teixeira, representante do Mabu Blue Park, a aproximação com o turista paraguaio é necessária, tendo em vista o interesse deles no Paraná. “O Paraguai tem um público cada vez mais crescente em Foz do Iguaçu e todo o Estado. Já temos grupos de paraguaios indo ao nosso hotel na cidade de Curitiba, então é muito importante essa oportunidade de estar aqui divulgando nosso hotel e nosso Estado”, disse.

      FITPAR

      Organizada pela Associação Paraguaia de Agências de Viagem e Empresas de Turismo (Asatur), a feira é considerada uma das mais importantes do setor no Paraguai. O evento tem o apoio de instituições como a Secretaria Nacional de Turismo (Senatur) e Itaipu Binacional.


      Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz