Foz do Iguaçu recebe Conferência Latinoamericana de importante feira internacional da música

Encontro contará com showcases, rodadas de negócios, debates e workshops de capacitação e orientação profissional

Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu
O Mercado Público Barrageiro vai receber parte da conferência em Foz do Iguaçu (Foto: Divulgação)

Há nove anos incentivando músicos independentes de todas as regiões do Brasil, abrindo portas de negócios, capacitando e conectando artistas, a Feira Internacional da Música do Sul Global (FIMS) chega a Foz do Iguaçu, de 10 a 13 de dezembro, com sua Conferência Nacional e Internacional, que será dividida entre Mercado Barrageiro, Sesc e UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). 

Após passar por todas as regiões do Brasil, selecionando profissionais que se destacam e são apostas do mercado, o grande encontro latinoamericano contará com showcases, rodadas de negócios, debates e workshops de capacitação e orientação profissional.

Além disso, para o encerramento do evento, dia 13/12, já estão confirmados os shows de Kaê Guajajara, Leminskanções e Gilsons, fortalecendo ainda mais o encontro, que visa transformar durante os quatro dias de evento a cidade de Foz do Iguaçu como o grande epicentro da música independente, autoral e afirmativa da América Latina.

 Evento seleciona músicos do município de Foz do Iguaçu para showcase

Fortalecendo o vínculo da cidade de Foz do Iguaçu como símbolo da união latinoamericana, a FIMS – Feira Internacional da Música do Sul Global abre um edital especial para músicos da cidade de Foz do Iguaçu, interessados em participar da Conferência Nacional e Internacional, por meio de showcase e também das rodadas de negócios, que contará com a presença de compradores, ou seja, diretores de festivais, curadores, programadores e outros profissionais do mercado da música.

Showcases de musicos do Brasil e da America Latina participam da Conferencia da FIMS em Foz do Iguacu Cred. Alexandra Miranda
Showcases de músicos do Brasil e da América Latina participam da Conferência da FIMS em Foz do Iguaçu (Foto: Alexandra Miranda)

As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro, em que serão selecionadas bandas e artistas exclusivos do município de Foz do Iguaçu, conforme as ações afirmativas e critérios definidos no edital, junto do link de inscrições presentes no site www.fims.com.br. Poderão participar da seletiva qualquer projeto musical autoral, de artista solista ou banda, podendo ser de qualquer gênero musical. É importante ler atentamente todo o formulário e preencher todos os campos obrigatórios.

A FIMS é um evento feito por artistas para artistas, em que a música, os músicos e os programadores se encontram. Estamos muito felizes de encerrar uma etapa fantástica, em que passamos por todas as regiões do Brasil, em Foz do Iguaçu, integrando também artistas da Argentina, do Paraguai e de toda a América Latina”.

A cidade representa bem essa união, o encontro cultural do nosso continente. Por isso, não podíamos deixar de promover um edital exclusivo para músicos e artistas iguaçuenses, profissionais desta cidade que é um celeiro da música desta tríplice artística”, comentam Téo Ruiz e Estrela Leminski, diretores da FIMS – Feira Internacional da Música do Sul Global.

Feira da Música conecta e impulsiona artistas e profissionais 

A FIMS – Feira Internacional da Música do Sul Global, que é um dos principais eventos do mercado da música do país e que reúne uma programação composta por rodadas de negócios, workshops, painéis, cursos de capacitação e apresentações de curta duração em que artistas e bandas performam seus trabalhos para um público de profissionais do mercado da música e formadores de opinião, segue para sua 9ª edição.

Vencedor do Prêmio Profissionais da Música na categoria Feiras e Congressos de Música, em 2023, o evento promove a integração artística dos estados do Sul com o restante do país e da América Latina, construindo conexões entre a cena independente e descobrindo novos talentos de todo o território. Além disso, a feira também recebeu o Selo IGUAL, do WME, por seu compromisso com a equidade de gênero. Para este ano, a FIMS contou com variadas etapas em diferentes regiões do Brasil.

Em 2025, a FIMS segue dando andamento ao seu programa Drops FIMS, com etapas e seletivas em todas as regiões do país, trazendo uma amostra de cada região brasileira para este encontro, ampliando a proximidade e a fomentação da música regional e nacional. Para encerrar, em dezembro, promove a Conferência Nacional e Internacional em Foz do Iguaçu, focando também no mercado latinoamericano.

A Feira Internacional da Música do Sul Global é apresentada por Petrobras, com idealização da Whols Produção e realização do Ministério da Cultura – Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro. Mais informações por meio do site fims.com.br, e pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @fimsul, TikTok @fimsul e Facebook.com/Fims.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz