Comitê da Dengue realiza vistorias em imóveis com risco de focos do Aedes aegypti na quarta-feira (22) em Foz do Iguaçu

Ação foi adiada devido ao mau tempo na última sexta-feira (17); serão verificados locais fechados, abandonados ou que apresentaram resistência em fiscalizações anteriores

de0c82bc 8e5e 4243 b42b 83738217a23d

Devido ao mau tempo registrado na sexta-feira (17), a operação especial do Comitê Municipal de Combate à Dengue foi adiada e acontecerá nesta quarta-feira (22). A ação é coordenada pela Secretaria de Finanças e Orçamento, por meio da Diretoria de Fiscalização, em conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Defesa Civil e Divisão de Fiscalização de Posturas (DVFPO).

A operação prevê a vistoria de imóveis com indícios de focos do mosquito Aedes aegypti, incluindo a entrada em locais fechados, abandonados ou que apresentaram resistência em fiscalizações anteriores, conforme prevê a Lei Federal nº 13.301/2016.

Os endereços prioritários estão concentrados nas regiões do Porto Meira e Campos do Iguaçu, totalizando cinco imóveis que, em vistorias anteriores, apresentaram acúmulo de lixo, objetos descartados e outras condições favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o diretor de Fiscalização, Arceli Pedrozo de Oliveira, as ações têm caráter emergencial e preventivo, integrando esforços entre as secretarias do município para conter o avanço da dengue. “O objetivo é eliminar criadouros do mosquito e evitar que a dengue se torne uma epidemia em nosso município. A colaboração da população é fundamental nesse trabalho”, reforçou o diretor.

A Prefeitura reforça que os moradores devem permitir a entrada dos agentes, manter quintais limpos e eliminar recipientes que acumulem água. Denúncias sobre imóveis abandonados ou com suspeita de focos podem ser feitas ao CCZ, pelo telefone (45) 2105-2828, ou à Ouvidoria Municipal, pelo número 156.

“Com esta operação, o Município reforça, de maneira efetiva, o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade de vida e o bem-estar da população iguaçuense”, conclui Arceli.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz