Ceasas de Curitiba e Foz do Iguaçu ofertam serviços gratuitos para mulheres durante Outubro Rosa

Entre os serviços está a coleta de exames preventivos, agendamento de mamografias, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, distribuição de autotestes de HIV e preservativos

21x10x2025xoutubroxrosax3ximg 73981
Foto: Divulgação

Na Ceasa de Foz do Iguaçu haverá uma ação de conscientização sobre o Outubro Rosa nesta quinta-feira (23), às 8h30, no auditório da unidade. Durante a ação, a terapeuta e consteladora Marise Sebastiany fará uma palestra com o tema “O Amor que cura: Outubro Rosa e o Olhar Sistêmico sobre o Feminino”.

Após a palestra, a equipe da Nona Regional da Secretaria Estadual da Saúde fará aferições de pressão arterial, teste de glicemia, orientação e agendamento de mamografia e Papanicolau. Haverá ainda o agendamento de mamografias, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, distribuição de autotestes de HIV e preservativos, além da aplicação de vacinas contra o sarampo e a febre amarela. Também serão realizados atendimentos de avaliação da saúde bucal e orientações sobre a dengue, entre outros serviços.

A orientação para participação é que as mulheres levem a carteira de vacinação e um documento de identidade.

Leia também

Em Curitiba

Em Curitiba o evento será nesta quarta-feira (22), com objetivo principal de alertar sobre a importância de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama. O evento acontece das 9h às 11h30, no Espaço Saúde e Cidadania, e é uma parceria da Ceasa Paraná com a Secretaria da Saúde de Curitiba/Distrito Sanitário do Tatuquara e Associação Brasileira de Odontologia.

Além da palestra “Autoestima e Valorização da Mulher”, serão ofertados diversos serviços gratuitos e essenciais para a saúde das mulheres e da população em geral. Entre eles, está a coleta de exames preventivos, que deve ser previamente agendada com a equipe do Banco de Alimentos.

“Convidamos toda a comunidade da Ceasa e do seu entorno a participar dessas atividades, que foram pensadas para promover o cuidado integral com a saúde e o bem-estar da população. Essa é uma oportunidade de se informar, se cuidar e reforçar a importância da prevenção, especialmente entre as mulheres”, disse Luciana Kusman, supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz