Fotografias antigas resgatam um pouco do cotidiano da população durante as obras da Usina Hidrelétrica de Itaipu, empreendimento que transformou Foz do Iguaçu e marcou a história da fronteira entre Brasil e Paraguai.
As imagens mostram, entre outros registros, um ônibu da Viação Itaipu que transportava trabalhadores do centro do município até o chamado “Canteiro de Obras”, região onde era erguida a barragem sobre o rio Paraná.
Também aparecem registros da construção de casas na Vila A e do Colégio Anglo Americano, espaços que compuseram a nova paisagem urbana formada em torno do projeto binacional.

Entre as décadas de 1970 e 1980, as obras da Itaipu atraíram milhares de trabalhadores e de pessoas de diferentes regiões do país em busca de novas oportunidades.
No auge dos trabalhos, aproximadamente 35 mil pessoas atuavam apenas no lado brasileiro da obras binacional.
Muitos deles acabaram se estabelecendo em Foz do Iguaçu, contribuindo para o crescimento populacional e econômico do município.
Leia também

Os registros, feitos no final dos anos 1970 e início dos 1980, são do acervo de Pedro Mota, que à época trabalhava em Furnas e acompanhou de perto o avanço das obras.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz