A política em Guarapuava vive um momento de reconfiguração, marcada pela ruptura de importantes forças que ajudaram a eleger Denilson Baitala, na eleição do ano passado, nos bastidores da Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) correm “tititis” de que a ex-Procuradora-Geral do Município, Thieme Silvestri, pode se unir a Ana Paula Burko para 2026.
Ana Paula Burko é esposa do ex-prefeito Vitor Hugo Burko e possui militância na área ambiental, mas está ainda sem partido.
O grupo de Burko e Thieme Silvestri tiveram um papel central no sucesso eleitoral do atual prefeito, Denilson Baitala (PL), o que aproximou as duas nas articulações para a próxima corrida eleitoral.
Leia também
Amigos e aliados fazem surpresa e reafirmam liderança de Vitor Hugo Burko em Guarapuava
Thieme Silvestri estaria costurando uma inusitada “dobradinha” política com Ana Paula Burko para as próximas eleições.
A articulação coloca a ex-procuradora no centro de um planejamento que inclui uma possível candidatura a deputada federal, contando com Ana Paula, que já é cotada para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, como parceira estratégica e nome de peso.
O novo alinhamento é impulsionado por tensões políticas recentes, o que levou a advogada Thieme Silvestri a intensificar sua articulação em nível estadual e federal, buscando respaldo para o novo bloco político.
O movimento de Thieme chegou a render-lhe uma homenagem na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), unindo nomes de diferentes correntes políticas, como Requião Filho (PDT), Dr. Antenor (PT), Goura (PDT), e a deputada Ana Júlia (PT).
Esta união política sinaliza que a próxima disputa eleitoral em Guarapuava será intensa e repleta de alinhamentos inesperados.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


