Hospital Municipal de Foz do Iguaçu se transformou em escola para estudantes da área de saúde
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) de Foz do Iguaçu tem se firmado, nos últimos anos, como uma grande escola para acadêmicos da área da saúde. A estrutura oferece, além do espaço, suporte técnico com orientação adequada e cenário de prática com profissionais qualificados.
O Ambulatório de Enfermagem realiza atendimento agendado de segunda a sexta-feira, destaca Ronildo Pimentel, no GDia.
Os projetos são colocados em ação amparados em Acordo de Cooperação Técnica e Científica com as instituições de ensino de Foz do Iguaçu, informa o jornal O Paraná. Dentre as iniciativas, o destaque é a implantação do Ambulatório, em parceria com o Curso de Enfermagem da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).
No local são realizados atendimentos a pacientes que irão passar por procedimentos cirúrgicos. Até o final do ano passado, a unidade de saúde alcançou a marca de aproximadamente mil consultas. “Mil pacientes recebendo as informações necessárias sobre a hospitalização e a intervenção cirúrgica a qual irão se submeter”, explica a enfermeira supervisora do setor de Qualidade do HMPGL, Michele Hortelan.
Experiência
A estudante Aurora Tontini conta que, ao ingressar no curso de Enfermagem da Unioeste em 2016, sempre teve curiosidade em relação aos estágios. “Como funcionaria e onde seria o campo, quando iria colocar em prática o que aprendia nos laboratórios e aulas da universidade”, disse
Ela lembra que, nos primeiros meses de aula, os professores coordenadores relatavam que desde o primeiro até o quinto ano iria estagiar. “Assim se fez até o momento. Hoje consigo atuar como acadêmica de enfermagem nos setores dos hospitais, unidades básicas de saúde e demais instituições públicas e privadas em Foz do Iguaçu”, relatou.
Atualmente, Aurora diz que vê que, ao realizar os estágios necessários durante a graduação, amadureceu como estudante e futura profissional de saúde, “aguçando meus faros gerenciais e assistenciais. Só tenho a agradecer as oportunidades que tive durante esses quatros anos e que ainda está por vir”, concluiu.
Contexto
A professora doutora Maria de Lourdes de Almeida, é responsável pelo projeto da Unioeste. Ela destaca a ação da equipe de enfermagem do setor, liderada pela enfermeira Geovani Aprigio, juntamente com os acadêmicos da Unioeste. “Além da responsabilidade de passarem toda a orientação, atuam também identificando como o paciente irá enfrentar a sua doença”.
“Afinal de contas, uma cirurgia por mais simples que possa ser, tende a vir acompanhada por estresse, ansiedade e dúvidas ao paciente e sua família e o estado emocional no pré-operatório irá atuar diretamente sobre suas reações”, destacou Maria de Lourdes.
Para o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, a prática dessa orientação está sendo mais um instrumento para a humanização na assistência da enfermagem. “E isto acaba trazendo resultados muito ecazes”, completou.
Atendimento
O Ambulatório de Enfermagem do Hospital Municipal Padre Germano Lauck realiza o atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 14h às 16h. As consultas são agendadas por horário, via contato telefônico. O telefone do hospital é (45) 3521-1950.