Hospital Municipal de Foz do Iguaçu se transformou em escola para estudantes da área de saúde

WhatsApp
Facebook

Hospital Municipal de Foz do Iguaçu se transformou em escola para estudantes da área de saúde

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL) de Foz do Iguaçu tem se firmado, nos últimos anos, como uma grande escola para acadêmicos da área da saúde. A estrutura oferece, além do espaço, suporte técnico com orientação adequada e cenário de prática com profissionais qualificados.

O Ambulatório de Enfermagem realiza atendimento agendado de segunda a sexta-feira, destaca Ronildo Pimentel, no GDia.

Os projetos são colocados em ação amparados em Acordo de Cooperação Técnica e Científica com as instituições de ensino de Foz do Iguaçu, informa o jornal O Paraná. Dentre as iniciativas, o destaque é a implantação do Ambulatório, em parceria com o Curso de Enfermagem da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

No local são realizados atendimentos a pacientes que irão passar por procedimentos cirúrgicos. Até o final do ano passado, a unidade de saúde alcançou a marca de aproximadamente mil consultas. “Mil pacientes recebendo as informações necessárias sobre a hospitalização e a intervenção cirúrgica a qual irão se submeter”, explica a enfermeira supervisora do setor de Qualidade do HMPGL, Michele Hortelan.

Experiência
A estudante Aurora Tontini conta que, ao ingressar no curso de Enfermagem da Unioeste em 2016, sempre teve curiosidade em relação aos estágios. “Como funcionaria e onde seria o campo, quando iria colocar em prática o que aprendia nos laboratórios e aulas da universidade”, disse

Ela lembra que, nos primeiros meses de aula, os professores coordenadores relatavam que desde o primeiro até o quinto ano iria estagiar. “Assim se fez até o momento. Hoje consigo atuar como acadêmica de enfermagem nos setores dos hospitais, unidades básicas de saúde e demais instituições públicas e privadas em Foz do Iguaçu”, relatou.

Atualmente, Aurora diz que vê que, ao realizar os estágios necessários durante a graduação, amadureceu como estudante e futura profissional de saúde, “aguçando meus faros gerenciais e assistenciais. Só tenho a agradecer as oportunidades que tive durante esses quatros anos e que ainda está por vir”, concluiu.

Contexto
A professora doutora Maria de Lourdes de Almeida, é responsável pelo projeto da Unioeste. Ela destaca a ação da equipe de enfermagem do setor, liderada pela enfermeira Geovani Aprigio, juntamente com os acadêmicos da Unioeste. “Além da responsabilidade de passarem toda a orientação, atuam também identificando como o paciente irá enfrentar a sua doença”.

“Afinal de contas, uma cirurgia por mais simples que possa ser, tende a vir acompanhada por estresse, ansiedade e dúvidas ao paciente e sua família e o estado emocional no pré-operatório irá atuar diretamente sobre suas reações”, destacou Maria de Lourdes.

Para o diretor-presidente do Hospital Municipal, Sergio Fabriz, a prática dessa orientação está sendo mais um instrumento para a humanização na assistência da enfermagem. “E isto acaba trazendo resultados muito ecazes”, completou.

Atendimento
O Ambulatório de Enfermagem do Hospital Municipal Padre Germano Lauck realiza o atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 14h às 16h. As consultas são agendadas por horário, via contato telefônico. O telefone do hospital é (45) 3521-1950.

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *