O JamCam (16º Jamboree Scout Interamericano e 3º Camporee Scout Interamericano) está começando! São cerca de 8 mil participantes de 21 países que estarão reunidos entre 4 e 10 de janeiro.
Os mascotes Tuko (tucano), Guany (iguana) e Amber (raposa), que representam as Américas do Sul, Central e do Norte, respectivamente, já estão recebendo a Equipe Internacional de Serviço (IST), em Foz do Iguaçu/PR.
A cidade é famosa por estar próxima à fronteira com o Paraguai e a Argentina, além de possuir atrações naturais exuberantes, como as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves.
A natureza, o fácil acesso ao local e as estruturas existentes na região já proporcionaram a realização de outros dois eventos escoteiros por aqui. O primeiro foi o 11º Jamboree Panamericano, em 2001, com 7,4 mil participantes vindos de cerca de 26 países.
O acampamento também aconteceu no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, onde ocorre agora o JamCam. Outra curiosidade em comum é que os subcampos também tinham nomes de povos indígenas!
O mascote foi o quati, um mamífero típico da região. Como o terreno era muito íngreme, foi necessário um trabalho de terraplanagem. Depois, sementes de grama foram jogadas no solo, mas não cresceram a tempo do evento! Por isso, o Jamboree Panamericano virou o “Jamboree do pé vermelho”, já que os sapatos dos participantes ficavam cheios de terra.
Leia mais no site do JamCam