O JamCam (16º Jamboree Scout Interamericano e 3º Camporee Scout Interamericano) está começando! São cerca de 8 mil participantes de 21 países que estarão reunidos entre 4 e 10 de janeiro.
Os mascotes Tuko (tucano), Guany (iguana) e Amber (raposa), que representam as Américas do Sul, Central e do Norte, respectivamente, já estão recebendo a Equipe Internacional de Serviço (IST), em Foz do Iguaçu/PR.
A cidade é famosa por estar próxima à fronteira com o Paraguai e a Argentina, além de possuir atrações naturais exuberantes, como as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves.
A natureza, o fácil acesso ao local e as estruturas existentes na região já proporcionaram a realização de outros dois eventos escoteiros por aqui. O primeiro foi o 11º Jamboree Panamericano, em 2001, com 7,4 mil participantes vindos de cerca de 26 países.
O acampamento também aconteceu no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, onde ocorre agora o JamCam. Outra curiosidade em comum é que os subcampos também tinham nomes de povos indígenas!
O mascote foi o quati, um mamífero típico da região. Como o terreno era muito íngreme, foi necessário um trabalho de terraplanagem. Depois, sementes de grama foram jogadas no solo, mas não cresceram a tempo do evento! Por isso, o Jamboree Panamericano virou o “Jamboree do pé vermelho”, já que os sapatos dos participantes ficavam cheios de terra.
Leia mais no site do JamCam
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz