Mais uma edição da Caravana Federativa do Governo Federal acontece nesta semana, em Foz do Iguaçu. Nos dias 30 e 31 de outubro, serviços ofertados pelas instituições participantes estarão disponíveis presencialmente para todos do evento, que receberá cidadãos, movimentos sociais, lideranças e representantes do estado e dos municípios da região.
O projeto das Caravanas Federativas tem o objetivo de aproximar o governo da sociedade, reunindo os serviços dos órgãos públicos federais num só local. Cada edição é oferecida numa unidade da Federação, onde serviços, informações e apoio técnico são prestados diretamente à população e aos gestores locais.
“A Caravana Federativa é uma grande oportunidade para os gestores municipais do Paraná, em um só evento, obterem atendimento dos mais diversos órgãos, além do acesso aos programas do Governo Federal que podem beneficiar a população dos seus municípios”, aponta Elias Ricardo, Superintendente do IBGE no estado.
Leia também
Programação inclui oficinas e atividades culturais
A edição paranaense vai ocupar a área de convenções do Mabu Thermas Grand Resort, que irá receber grupos musicais, oficinas, fóruns de gestores públicos, mesas de debates, dentre outras atividades, assim como haverá atendimento nos balcões dos órgãos e ministérios.
oordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), a Caravana Federativa já percorreu 12 estados e chega ao Paraná com o objetivo de aproximar o governo federal de estados e municípios, acelerando a formalização de convênios e o acesso a políticas públicas.
Em Foz do Iguaçu, mais de 50 órgãos e ministérios estarão reunidos para atender prefeituras, câmaras municipais e entidades da sociedade civil. Durante os dois dias, o FNDE prestará orientações técnicas, esclarecimentos sobre programas educacionais e suporte a gestores públicos de todo o estado.
A abertura oficial está marcada para quinta-feira (30/10), às 14h30, e contará com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, da ministra da SRI, Gleisi Hoffmann, e de outros ministros, como Alexandre Silveira (Minas e Energia), Wolney Queiroz (Previdência), Márcio Tavares (Cultura, ministro substituto em exercício) e Frederico de Siqueira (Comunicações), além do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.
As Caravanas Federativas são organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, por meio de sua Secretaria de Assuntos Federativos (Seaf). Em Foz do Iguaçu, mais de 40 órgãos e ministérios confirmaram presença na prestação de serviços e na articulação com movimentos e entidades locais e nacionais.
A expectativa é que o evento gere resultados concretos a partir das demandas e parcerias firmadas com os entes federativos.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


