O nascimento de mais um filhote de onça-pintada foi registrado no Parque Nacional do Iguaçu, lar das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza. Identificado em setembro, o filhote é um macho e tem aproximadamente um ano de idade e é filho da onça Angá, já monitorada pelo Projeto Onças do Iguaçu.
Para celebrar essa boa notícia, a Urbia+Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação turística do parque, em parceria com o Projeto Onças do Iguaçu, convida o público a participar da escolha do nome do novo morador do Patrimônio Mundial Natural.
Vote no nome
A votação é aberta e pode ser feita de forma online, por meio deste formulário: https://forms.office.com/r/HeaLHCaCtf até o dia 28 de novembro. Os nomes são de origem guarani e carregam significados profundamente ligados à natureza e à ancestralidade da região.
Os nomes são:
• Arandu — que significa sábio;
• Ñandu — que significa vento forte; e
• Taupá — que significa cacique do Rio Iguaçu .
Moradores e visitantes estão convidados a deixar sua marca nessa história de preservação e orgulho para todos os iguaçuenses. Para participar da votação, um painel com acesso ao QR code está disponível no Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu. O resultado será divulgado no dia 29 de novembro.
O novo filhote
O nascimento da nova onça, identificado em monitoramento do Projeto Onças do Iguaçu, reforça o sucesso das ações de preservação da espécie dentro da unidade de conservação.
A onça Angá, mãe da nova oncinha, é filha da Cacira, monitorada pelo Projeto Onças do Iguaçu desde quando ainda uma filhotona, em 2019. Em março de 2023, já adulta, ela teve seus primeiros filhotes, o Peri e o Mayo. Em 2024, Angá foi capturada e recebeu um colar de monitoramento via satélite, e em fevereiro deste ano veio uma surpresa incrível: mais dois filhotinhos. Um deles foi identificado como macho em setembro e agora receberá o nome que está em votação.
A importância da conservação
Um censo brasileiro-argentino, realizado em 2024, indica que pelo menos 84 onças-pintadas vivem no corredor verde situado entre Brasil e Argentina. Em 2005, estimava-se que restavam apenas cerca de 40 onças em todo o Corredor Verde, e somente 9 a 11 no Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. A presença estável das onças-pintadas e o nascimento de filhotes, por serem uma espécie predadora do topo da cadeia alimentar, indicam que o ecossistema está em equilíbrio.
Apoio
A Urbia+Cataratas apoia financeiramente o Crocheteiras da Onça, com a aquisição de bichinhos confeccionados em amigurumi. Os itens são produzidos por mulheres de áreas rurais dos municípios lindeiros ao parque, e o valor é destinado às participantes do programa para geração de renda e coexistência com a espécie. Além disso, em novembro de 2024, a concessionária e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciaram o repasse de R$ 3,9 milhões ao Projeto Onças do Iguaçu.
Colabore com o projeto
Além da conscientização sobre a importância do felino, qualquer pessoa pode colaborar diretamente com o Projeto Onças do Iguaçu. Nas lojas físicas do parque, é possível encontrar produtos temáticos da onça, com parte da renda destinada ao projeto. Há também a cerveja Jaguareté, exclusiva, vendida nos pontos de alimentação da unidade. Outra forma de contribuição é por meio do PIX: [email protected].
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu
O Parque Nacional do Iguaçu, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), conta com a gestão de visitação turística da concessionária Urbia+Cataratas. Reconhecido como Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, é referência internacional em turismo sustentável. Além disso, é considerado a principal atração do Brasil e da América Latina, de acordo com usuários do Tripadvisor no Prêmio Travellers’ Choice — Best of the Best 2025.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


