O turismo entre Brasil e Peru ganhará novo impulso a partir de dezembro. Após mais de quatro anos suspensa por causa da pandemia de Covid-19, a rota aérea entre Foz do Iguaçu e Lima será retomada, conforme anúncio feito pelo vice-governador do Paraná, Darci Piana, durante a Peru Week Brasil, campanha nacional que incentiva brasileiros a explorarem o destino andino.
Segundo Piana, a reativação do voo é estratégica para fortalecer o intercâmbio entre dois dos principais polos turísticos da América do Sul.
“Enquanto Foz tem as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, Machu Picchu, no Peru, é um patrimônio da humanidade que muitas pessoas de fora têm interesse em conhecer. Então é muito interessante manter essa conexão entre essas maravilhas do nosso continente”, destacou.
Leia também
Motiva confirma venda para grupo mexicano dos aeroportos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu
Além de aproximar visitantes das famosas Cataratas do Iguaçu e da cidade histórica de Machu Picchu, a rota funcionará como importante ponto de conexão internacional.
O nome da companhia aérea que irá operar a rota não foi informada pela agência de notícias do Governo do Estado, quando foi interrompida era a Latam.
Contexto
O Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, opera atualmente voos para 70 destinos em 23 países, ampliando as possibilidades de deslocamento para viajantes do Oeste do Paraná e regiões vizinhas.
Com a retomada do voo em Foz do Iguaçu, o Paraná passará a contar com sete ligações aéreas internacionais regulares. A cidade já possui conexão direta com Santiago, no Chile, enquanto Curitiba mantém três frequências semanais para Lima.
Europa
A malha internacional do estado também deve crescer nos próximos anos. A partir de 2 de julho de 2026, uma rota inédita ligará Curitiba a Lisboa, em Portugal.
Operada pela TAP Air Portugal, a nova linha terá três voos semanais – às terças, quintas e sábados – com vendas de passagens previstas para começar em 11 de novembro deste ano.
A expectativa do setor é que as novas operações reforcem o fluxo turístico, ampliem oportunidades de negócios e consolidem o Paraná como um dos mais importantes hubs aéreos do Cone Sul.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


