Começa em Foz o 1º Encontro Nacional sobre Ameaças com Drones, incluindo atividades na Ponte da Amizade

A programação inclui, já no primeiro dia, além de palestras e apresentações tecnológicas, demonstrações reais de sistemas C-UAS, a partir das 15h30 na Ponte da Amizade

drones na ponte
Foto: Reprodução/Banner evento

Começou nesta quarta-feira (26) em Foz do Iguaçu o I Encontro Nacional sobre Ameaças com Drones, evento que reunirá órgãos de segurança pública, defesa e inteligência para discutir o avanço do uso de drones em atividades ilícitas e a criação do Comitê Permanente Nacional de Defesa Contra Drones.

A programação, já no primeiro dia, além de palestras e apresentações tecnológicas, inclui atividades com demonstrações reais de sistemas C-UAS (Counter-Unmanned Aerial Systems), a partir das 15h30 na cabeceira brasileira da Ponte da Amizade, que une Foz do Iguaçu a Ciudad del Este, no Paraguai.

Especialistas da Receita Federal, Polícia Federal e instituições parceiras vão apresentar, até esta quinta-feira (27), estudos de caso, estratégias de proteção e soluções inovadoras para detecção, bloqueio e neutralização de drones.

A programação completa está disponível no PDF abaixo, enviado pela RF de Foz do Iguau

RF apresenta resultados operacionais do uso de drones na fronteira em Foz do Iguaçu

A Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu divulgou os resultados das operações apoiadas por aeronaves remotamente pilotadas (drones) realizadas entre janeiro e outubro de 2025 pela Divisão de Bagagem (DIBAG), por meio do Setor de Inteligência e Operações Aéreas. 

No período, as ações resultaram na apreensão estimada de R$ 40 milhões em mercadorias e drogas, além da prisão de 15 pessoas, da apreensão de cinco armas e dez veículos e da identificação de 20 depósitos utilizados por organizações criminosas na região de fronteira.

Os resultados refletem a eficácia do uso de plataformas aéreas de vigilância em missões de inteligência e monitoramento nas áreas próximas às três pontes que conectam o Brasil ao Paraguai e à Argentina.

As atividades foram desenvolvidas em alinhamento com o Centro de Comando Operacional (CCO) e integradas à Muralha Inteligente, ampliando a precisão e a eficiência das ações de fiscalização.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz