Quase 280 frascos de remédios para emagrecer são encontrados em panela elétrica no Aeroporto de Foz do Iguaçu

Agentes da Receita Federal encontraram grande quantidade de tirzepatida durante fiscalização de rotina no no terminal aeroportuário; ninguém foi preso

aeroporto remedios
Fotos: Divulgação/RFB

Na noite desta segunda-feira (24/11), servidores da Receita Federal localizaram uma carga irregular enviada por transporte aéreo no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. 

Durante fiscalização de rotina no setor de encomendas, foram encontrados 276 frascos de tirzepatida TG 15 (0,5 ml) ocultos dentro de uma panela elétrica.

A mercadoria tinha como destino o muncípio de Aracaju (SE) e estava sendo enviada como carga aérea. Ninguém foi preso.

Leia também

Motiva confirma venda para grupo mexicano dos aeroportos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu

A tirzepatida é um medicamento utilizado principalmente para o tratamento do diabetes mellitus tipo 2 e, mais recentemente, para o controle do peso em pacientes com obesidade ou sobrepeso. 

Normativa

Conforme a RESOLUÇÃO-RE nº 4.641, de 18 de novembro de 2025, publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está proibida a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e transporte dos produtos LIPOLESS ETICOS (LOTES: TODOS); TIRZAPEP ROYAL PHARMACEUTICALS (LOTES: TODOS); T.G. INDUFAR (LOTES: TODOS), em todo o território nacional.

As restrições ocorrem principalmente devido ao risco de falsificações, ao armazenamento inadequado e à ausência de acompanhamento médico. Além disso, o envio de medicamentos sem o devido recolhimento de tributos caracteriza crime de descaminho e viola normas sanitárias.

A Receita Federal reforça que atua continuamente no controle da entrada e saída de cargas no país, combatendo práticas ilícitas, prevenindo crimes transfronteiriços e protegendo a sociedade brasileira.

A instituição destaca ainda que o trabalho de fiscalização em aeroportos é essencial para impedir que produtos irregulares abasteçam o mercado interno, fortalecendo o comércio lícito e garantindo mais segurança para a população.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz