Trabalho da Itaipu é premiado em Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

Evento é reconhecido como o mais importante encontro sobre o tema da água no Brasil

Imagem do WhatsApp de 2025 12 01 as 10.24.31 bf41985b
Equipe da Itaipu Binacional que participou do seminário no Espírito Santo. Foto: Cloves Louzada/Itaipu Binacional.

O estudo “Regime hidrológico local e regional influenciam os padrões espaço-temporais da qualidade da água no reservatório de Itaipu”, desenvolvido dentro do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), da Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec, foi eleito o segundo melhor trabalho no prêmio Jovem Pesquisador do 26º Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que ocorreu de 23 a 28 de novembro, em Vitória, no Espírito Santo.

O engenheiro ambiental Daniel Bartiko, da Divisão de Reservatório da Itaipu e co-autor do trabalho, explica que neste estudo foram analisadas quatro décadas de dados de monitoramento da qualidade da água do reservatório da usina de Itaipu para investigar como condições locais e regionais, inclusive hidrológicas, afetam a qualidade da água.

Os resultados, segundo ele, indicaram que os aportes das bacias locais são mais importantes que aqueles provenientes do corpo principal do Rio Paraná para o controle a qualidade da água nos braços do reservatório, com efeitos relevantes após períodos de cheias.

Além de Bartiko, são autores do trabalho Felipe Martins Pineroli (aluno da UFSC); Diego Alberto Tavares (Itaipu Parquetec); Vinícius Bogo Portal Chagas (UFSC) e Pedro Luiz Borges Chaffe (professor da UFSC).

Leia também

Sobre o evento

Organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é reconhecido como o mais importante encontro sobre o tema da água no Brasil. Sob o tema central “A Água como Agente de Transformação: Conectando Pessoas, Saberes e Territórios”, o evento reuniu profissionais, pesquisadores, gestores públicos e privados, setores usuários e estudantes para debater os desafios e apresentar soluções voltadas à preservação e ao uso sustentável dos recursos hídricos.

A Itaipu contou com 11 participantes no simpósio, tanto da Diretoria Técnica e quanto das diretorias de Coordenação das margens brasileira e paraguaia.

No total, foram apresentados sete trabalhos resultantes diretamente das ações realizadas pela Itaipu: três na forma oral e quatro na de pôster. Houve também uma apresentação relacionada às ações do Programa Itaipu Mais que Energia e Segurança Hídrica, que contou com uma homenagem póstuma à bióloga da Itaipu Simone Frederigi Benassi.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz