O Parque Nacional do Iguaçu, lar das Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas Mundiais da Natureza, registrou a visita de 199.380 pessoas de 132 países em novembro. Esse é o maior número para o mês em toda a história.
O resultado representa um crescimento de 3,42% em relação ao mesmo período do ano passado, que era de 192.796, superando assim também o recorde de visitação em 2019, quando 196.685 visitantes estiveram na unidade — aumento de 1,37%.
A concessionária responsável pela visitação turística, Urbia+Cataratas, considera a visitação no mês de novembro um excelente aquecimento para a alta temporada, quando em dezembro, em razão das férias e festas de fim de ano, o registro anual de visitação deve ultrapassar dois milhões de pessoas.
Leia também
Começou a maior programação de Natal do Parque Nacional do Iguaçu
A realização do Cataratas Day (09 de novembro) e feriado da Consciência Negra (20 a 23 de novembro) trouxeram mais de 50 mil visitantes juntos.
Mario Macedo Junior, CEO da Urbia+Cataratas, explica que “o crescimento da visitação é resultado de esforços conjuntos, tanto para a diversidade de atividades na visita quanto para a promoção do destino Foz do Iguaçu.
Além disso, as pessoas têm buscado cada vez mais uma atividade em contato com a natureza, e visitar o parque é a oportunidade perfeita para isso”.
No acumulado do ano, a unidade já recebeu 1.859.586 pessoas, um crescimento de 9,18% se comparado ao período entre janeiro e novembro de 2024, quando 1.703.243 visitantes estiveram no parque.

Países por nacionalidade — Os brasileiros lideraram o ranking de visitação em novembro de 2025, com 119.248 visitantes, seguidos pelos:
• argentinos: 25.132;
• alemães: 7.004;
• paraguaios: 5.325;
• estadunidenses: 5.232;
• espanhóis: 4.381;
• franceses: 3.597;
• chineses: 2.584;
• colombianos: 1;988; e
• italianos: 1.873.
Novidades na visitação — Um atrativo cheio de experiências imersivas na natureza tem levado cada vez mais pessoas ao Parque Nacional do Iguaçu. As novas trilhas, ciclovia pavimentada, experiências exclusivas como o Amanhecer, o Pôr do Sol e o Céu das Cataratas, assim como o Bike Iguaçu, para quem busca uma imersão na Mata Atlântica, estão transformando a visita ao parque. Além disso, no final do outubro, a unidade ganhou um novo atrativo: o Espaço Usina, no fim do Circuito São João, diversificando a experiência de turismo responsável.
Orientações para visitação — Os ingressos para visitação em dezembro e para 2026 já estão disponíveis para compra no site cataratasdoiguacu.com.br. Recomenda-se a aquisição antecipada, para evitar filas, escolhendo o melhor dia e horário.
O bilhete inclui o acesso à Trilha das Cataratas e mais cinco trilhas e caminhos. Por ser um ambiente natural, roupas confortáveis, protetor solar e calçados fechados são recomendados. É fundamental seguir orientações de preservação: não alimentar animais, circular apenas por áreas demarcadas, não fumar e sempre descartar resíduos corretamente.
Sobre o Parque Nacional do Iguaçu — Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e com visitação turística gerida pela concessionária Urbia+Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu é Patrimônio Mundial Natural da UNESCO e referência global em turismo sustentável. É considerado a principal atração do Brasil e da América Latina, de acordo com usuários do Tripadvisor no Prêmio Travellers’ Choice — Best of the Best 2025.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz


