Histórias de estudantes universitários emocionam presidente Lula em Foz do Iguaçu

O episódio foi destacado pelo próprio presidente em suas redes sociais como um momento de emoção e reconhecimento às políticas de expansão do ensino superior

lula transposicao mc abr 28052025 13
Foto: Arquivo Diário de Foz

A passagem do presidente Lula (PT) por Foz do Iguaçu foi marcada de agenda e eventos oficiais, mas um encontro mereceu destaque em suas redes sociais.

Logo após a inauguração da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, Lula se encontrou com estudantes universitários que deixaram transbordar a emoção.

“Fui abraçado pelo povo de Foz do Iguaçu depois da inauguração da Ponte da Integração Brasil–Paraguai. Recebi um carinho daqueles que aquecem o coração”, começou Lula, em legenda do vídeo ilustrando os encontros.

“Me emocionei ao escutar histórias de pessoas que estão estudando, se formando e realizando sonhos graças às universidades criadas pelo nosso governo e às políticas públicas que transformam vidas de verdade”, ressaltou o presidente.

“É por essas histórias que a gente segue trabalhando”, afirmou. Lula autorizou em janeiro de 2010 a construção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em Foz do Iguaçu.

Leia também

“Meu muito obrigado pela acolhida, pelo afeto e pela confiança. Seguimos juntos, integrando povos, abrindo caminhos e construindo oportunidades para o Brasil”, completou o presidente.

Atualmente, mais de 4,5 mil estudantes estão matriculados na UNILA em cursos de graduação e pós-graduação. A maioria são brasileiros, além de países da América Latia, reforçando a ideia de integração regional.

Durante os governos de Lula (2003-2010 e a partir de 2023) e da ex-presidente Dilma (PT), foram criadas 18 novas universidades federais e muitos campi, expandindo significativamente o acesso ao ensino superior no Brasil.

Veja o vídeo através do link no Facebook.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz