Canja do Galo Inácio apresenta o desenho para o evento no Carnaval 2020 de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

A Canja do Galo Inácio atendeu a 19 entidades voltadas para a infância e nutrição desde que foi lançada, em 2001. Em 2017 e 2018, a contemplada foi a ONG Aldeias Infantis SOS Brasil.

Destaca-se que a repetição se deu por uma causa das mais nobres. Em 2017, o Lar dos Velhinhos foi escolhido, mas questões internas causaram a desistência na participação, lembra o GDia.

Os responsáveis pela ONG Aldeias assumiram o evento em menos de 20 dias da data da realização, que ocorre sempre nas terças-feiras de Carnaval.

Em 2018, a Canja do Galo Inácio passou definitivamente para as mãos do Rotary Clube de Foz do Iguaçu – Grande Lago, e, os rotarianos, entendendo o esforço, resolveram prestigiar mais uma vez a ONG, diga-se uma decisão muito justa.

Mas independentemente das entidades prestigiadas ao longo de duas décadas, os desenhos que estampam o evento nunca foram repetidos.

Nomes de destaque no cartunismo brasileiro desenharam gratuitamente a figura do Galo Inácio e, a cada ano, elas são escolhidas pelos curadores.

Desde 2001, cartunistas como Ziraldo Alves Pinto, Millor Fernandes, Santiago, Airon, Orlando, Jorge Barreto, Biratan, Guarberto Costa, Rai, F. Bosco, Verde, Custódio, Dante, Edu Moreira, Cazo, Tako X, Angeli, Tio Bahia e outros artistas assinam as estampas das camisetas e materiais publicitários da Canja. O estoque de cartuns vai aumentando e pode suprir o evento por décadas.

Para 2020, ao contemplar a “Casa de Proteção Temporária Acolher”, os organizadores pediram o desenho ao jornalista Rogério Bonato, que entre outras, também iniciou a vida no traço do cartum.

O Galo Inácio original, inclusive, é surgido do cartunismo, no final dos anos 70. Ele foi publicado em vários jornais. Bonato é o criador do evento e cedeu a ilustração original ao Rotary, com efeito de marca registrada.

“Já tentaram usar o nome e até o desenho em várias situações e certa ocasião, precisei ingressar na Justiça para impedir um candidato de se apoderar dele em campanha. Em 2005, registrei um documento designando a figura do galo, bem como o nome, apenas para a realização da Canja. Transferindo o evento para o Rotary Grande Lago, vai a marca junto e tudo estará muito seguro e com um futuro maravilhoso pela frente”.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *