Secretaria Meio Ambiente alerta para descarte incorreto de garrafas de vidro em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Por mês cerca de 80 toneladas de vidro são recolhidos pela Coleta seletiva, mas descarte inadequado ainda é alto

No centro da cidade, em terrenos baldios, em frente a prédios e casas desocupados. O descarte incorreto de garrafas de vidro tem preocupado a secretaria de Meio Ambiente em Foz do Iguaçu.

O Programa Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Recicláveis vem sendo implantado na cidade desde maio de 2018, de forma regionalizada e gradativa, com intuito de mudar o modo como a população faz o descarte de resíduos.

“Apesar da colaboração e integração da comunidade, com a distribuição das sacolas de ráfia e a coleta uma vez por semana, ainda temos muitos descartes incorretos espalhados pela cidade”, explica a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira.

Hoje a coleta seletiva domiciliar recolhe todos os tipos de resíduos recicláveis sólidos e o óleo de cozinha, e está em 100% da área urbana. Desde o início do programa, já foram coletadas 3 mil toneladas de materiais recicláveis. Somente de vidros, são recolhidas em média 80 toneladas por mês.

A orientação para o descarte do vidro é feita cotidianamente pelo meio ambiente. “Orientamos em material impresso, e pelas redes sociais que todo vidro deve ser acondicionado separadamente dos demais materiais e descartado em pouca quantidade para que a coleta possa ser efetiva e sem risco”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis, Rosani Borba.

A coleta é feita de casa em casa. Já os grandes geradores, como bares, restaurantes ou pontos comerciais devem buscar A correta destinação, de acordo com a lei 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

AQUI para ler mais na AMN

Mais notícias

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *