A proibição de ônibus de fretamento eventual e de turismo de trafegar pela Ponte da Amizade, que une Foz do Iguaçu e Ciudad del Este (Brasil e Paraguai, respectivamente), a partir do dia 19 de janeiro foi suspensa agora pouco pela Receita Federal.
O trânsito destes veículos, segundo entendimento dos representantes diplomáticos dos dois países, seria realizado apenas pela Ponte da Integração, que une Foz do Iguaçu a Presidente Franco, no período das 19h às 7h da manhã do dia seguinte (AQUI para relembrar).
A medida, anunciada pela RF no final da tarde de segunda-feira (12), pegou de surpresa empresários e lideranças do setor de turismo de Foz do Iguaçu , que reclamaram da falta de diálogo (AQUI para relembrar).
Última forma
No início da noite desta terça-feira (13), em nova nota, a RF informa que o novo ordenamento no trânsito de ônibus de turismo chegando ou indo para o Paraguai, fica suspenso.
A iniciativa, segundo o informe, ocorreu em “razão de solicitação da Delegação do Paraguai, será realizada, na próxima semana, reunião com o objetivo de deliberar sobre as novas modalidades de trânsito na Ponte da Integração”.
A reunião se dará sob “convocação dos órgãos diplomáticos de ambos os países, no âmbito da Comissão Mista Brasil-Paraguai relacionada com a abertura da Ponte da Integração”.
“Considerando a convocação dessa reunião, fica suspensa, até nova deliberação, a implementação da segunda fase de operação da Ponte da Integração, relativa à circulação de ônibus fretados”.
Leia abaixo a íntegra da nota da RF:
“Informação para a imprensa, 13 de janeiro de 2026
Em razão de solicitação da Delegação do Paraguai, será realizada, na próxima semana, reunião com o objetivo de deliberar sobre as novas modalidades de trânsito na Ponte da Integração.
Referida reunião se dará sob convocação dos órgãos diplomáticos de ambos os países, no âmbito da Comissão Mista Brasil-Paraguai relacionada com a abertura da Ponte da Integração.
Considerando a convocação dessa reunião, fica suspensa, até nova deliberação, a implementação da segunda fase de operação da Ponte da Integração, relativa à circulação de ônibus fretados.
Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu”
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
