Começa na próxima segunda-feira (19) o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2026. O processo seletivo é a porta de entrada para estudantes brasileiros que queiram cursar uma graduação na UNILA. Neste ano, a Universidade oferta 708 vagas em 29 cursos – é a primeira vez que o curso de Música participa do SiSU.
Podem se inscrever candidatos que tenham concluído ou estejam em vias de concluir o Ensino Médio (ou equivalente) e que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023, 2024 ou 2025. Estão automaticamente excluídos aqueles que tenham zerado a nota da prova de redação. Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição do Enem, será considerada aquela com a melhor nota.
Candidatos que prestaram o Enem 2025 já podem consultar suas notas pelo link.
As inscrições serão feitas entre os dias 19 e 23 de janeiro, diretamente pelo portal sisualuno.mec.gov.br. Para acessar o sistema, o candidato deve possuir uma conta no gov.br. O sistema permite selecionar até duas opções de curso. Durante todo o período de inscrições, o candidato pode alterar suas escolhas quantas vezes desejar; contudo, apenas a última inscrição registrada será considerada. Ao longo desse período, o sistema divulga diariamente resultados parciais, permitindo que o candidato acompanhe as notas de corte, avalie suas chances e decida se mantém suas escolhas ou se deseja ajustá-las.
Leia também
O processo seletivo – bem como a matrícula e todo o curso – é gratuito. Acesse o edital aqui.
Reserva de vagas
A UNILA reserva 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e gratuitas, inclusive em cursos de educação profissional técnica, ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo, conforme determina a legislação federal.
Os candidatos que pretendem concorrer às vagas reservadas para as cotas devem atentar-se ao detalhamento disposto no Edital.
Etapas
A primeira etapa – inscrição e divulgação da lista de aprovados na chamada regular – será inteiramente realizada pelo MEC, através do portal sisualuno.mec.gov.br. Nesta página, também, o candidato que não for aprovado na primeira chamada deverá manifestar o interesse em permanecer na seleção, concorrendo às chamadas posteriores.
A segunda etapa, que consiste no pré-cadastro online dos candidatos aprovados, será realizada pela UNILA. Nesta etapa, o candidato deve apresentar sua documentação para a matrícula e para os os procedimentos de validação e verificação dos critérios para os aprovados nas cotas.
Curso de Música
Esta é a primeira vez que o curso de Música realizará a primeira etapa de sua seleção no SiSU. Nos anos anteriores, o processo seletivo era realizado separadamente. Agora, os candidatos interessados em cursar Música deverão fazer a inscrição da mesma forma que os interessados nos demais cursos, pelo sisualuno.mec.gov.br.
Porém, é necessário atentar-se à exigência adicional de cumprimento da prova de habilidades específicas. Os candidatos interessados já podem enviar esta documentação, conforme as orientações do Edital.
Como acompanhar
É de responsabilidade do candidato acompanhar atentamente todas as etapas, lendo os editais e seus anexos, observando os prazos, procedimentos e documentos exigidos.
As etapas iniciais devem ser acompanhadas pelo portal.
Além disso, todas as informações sobre o processo e as convocações estarão disponíveis no portal da unila. Neste site, a UNILA concentra as informações principais sobre o processo seletivo, como: lista de cursos, links para os editais, cronogramas, resultados, perguntas frequentes, entre outras. O portal está em atualização constante, portanto, o candidato deve acessá-lo diariamente.
Dúvidas devem ser encaminhadas exclusivamente para o e-mail [email protected], ou WhatsApp (45) 3522-9659 . O atendimento é das 8h às 18h, de acordo com a capacidade de atendimento da unidade.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
