Palavra Livre: Presidente Lula deve retornar em junho em Foz do Iguaçu

O Diário de Foz estreia nesta terça-feira (27), a coluna Palavra Livre, editada por Zé Beto Maciel, Maria Tereza Vasquez e Gustavo Aquino

lula em foz
Presidente Lula com o deputado federal Zeca Dircu (Foto: Divulgação/Presidência)

Traveis
Se Vocês pensam que nóis fumos embora/Nóis enganemos voceis/Fingimos que fumos e vortemos/Ói nóis aqui traveis

Nada roda
O gabinete do prefeito Silva e Luna  (PL) deu ultimato ao secretário Luiz Teixeira (Tecnologia e Inovação) para destravar o Sistema Integrado de Gestão Municipal.  A Elotech, contratada por R$ 8,4 milhões, não consegue rodar as taxas de alvarás, ISSQN, ITBI e até a entrega do IPTU, esperada para fevereiro, pode atrasar. A reclamação é dos contribuintes e do Sindicato dos Contadores. Outra bronca para Teixeira resolver é com a Techmobi Tecnologia, empresa contratada para a fiscalização eletrônica do trânsito de Foz do Iguaçu. A prefeitura instaurou processo administrativo porque identificou falta de um painel de acompanhamento e inconsistências nos dados estatísticos do sistema de processamento das informações dos radares.

Novas eleições
O Ministério Público deu parecer favorável à cassação da chapa Lindolfo Rui (PSD) e Adolfo Preis (PSB). Se acatado pela Justiça Eleitoral, a cidade de Itaipulândia, no oeste do Paraná, deve ter novas eleições para prefeito e vice. Três ações judiciais pressionam pela cassação da chapa. Elas apontam: cooptação do partido União Brasil com oferta de cargos pela ex-prefeita Cleide Prates; chantagem a famílias carentes via distribuição de cestas básicas em troca de apoio; suposta compra de eleitores, com provas como fotos e áudios registrados na Polícia Federal.

Lula em Foz
O presidente Lula (PT) é esperado em junho em Foz do Iguaçu – pode ser na semana do aniversário da cidade – para entrega da primeira fase da sede da Unila (restaurante universitário,  biblioteca, bloco de salas de aula e o prédio administrativo de 18 andares). 

Leia também

Campus Arandu da Unila terá entrega parcial prevista para junho em Foz do Iguaçu

“Há 16 anos, o presidente Lula criou a Unila – a maior universidade pública da América Latina – e ainda em 2026 vai entregar a primeira fase das obras do campus Arandu e até 2027, a obra estará completa”, disse o deputado Zeca Dirceu (PT), vice-presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados.

No trecho
O presidente Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), vai pedir licença do mandato a partir de fevereiro (primeira sessão está marcada para o dia 2) para correr o trecho nas cidades em lançamentos da pré-candidatura ao Governo do Paraná

Vou acompanhar
O secretário Márcio Nunes (PSD), deputado licenciado, volta à Assembleia em março e não vai concorrer à Câmara dos Deputados. Marcio Nunes vai para reeleição e vai acompanhar o governador Ratinho Júnior (PSD) que promete rodar todos os estados e cidades para viabilizar sua candidatura à Presidência da República.

Descongelamento 
O Sismufi e Sinprefi oficiaram a prefeitura, FozHabita, Foz Previdência e Fundação Cultural sobre a lei que descongela os direitos que haviam sido suspensos durante a pandemia da covid.  A lei autoriza estados, municípios e a pagar retroativamente benefícios como anuênio, triênio, quinquênio, sexta-parte e licença-prêmio, referentes ao período de 28 de maio de 2020 a 31 de dezembro de 2021. “A lei sancionada pelo presidente Lula faz justiça, restabelecendo todos os direitos conquistados ao longo dos anos, mas que tiveram seus efeitos suspensos por mais de um ano e meio, o que representava uma grande perda nos proventos e nas carreiras dos trabalhadores. Essa lei significa muito para todos os profissionais que mantêm a máquina pública em funcionamento”, disse o presidente do sindicato dos servidores, Aldevir Hanke.

Foz Folia
“O carnaval vai ficar redondo e os outros programas idem. Em dois dias, refizemos toda a programação. Ali não existia fluxo, agora existe. Era tudo no jeitinho, agora é tudo formalizado, com check list, etc”, disse a presidente da Fundação Cultural, Patrícia Iunovich. Neste ano o carnaval será dos dias 13 e 17 de fevereiro. O palco será na Praça da Paz e a expectativa é receber 40 mil pessoas nos cinco dias de folia.

Conselho
Patrícia Iunovich estuda a criação de um conselho consultivo de ex-presidentes da Fundação Cultural (Silvio Campana, Ildo Scherer, Carlos Luz, Dudu Constantinopolos, Salvador Ramos, Jorge  Figueiredo, Aline Teigão,  Rosicler Hauagge do Prado, Marco Aurélio de Matos Alexandre, Dalmont Benitez, Juca Rodrigues, Juca Rodrigues, Alexandre Freire, Adelino de Souza, Rogério Bonato, Nadir Rafagnin, Adelaide Hammoud – para citar alguns – Dudu, Salvador e Nadir não estão mais entre nós). “São mais de 40 anos e todos têm projetos exitosos e podem contribuir, em muita, na consolidação de uma política cultural para Foz do Iguaçu”, disse Patrícia.

Réplica
“Nunca tive problema com esse cidadão e, de repente, surgem essas falas, com ofensas e acusações que não correspondem à realidade”, disse o deputado Vermelho (PP) na Rádio Cultura aos ataques que recebeu do deputado Luciano Alves (PSD). Alves questionou a atuação empresarial do deputado e a qualidade dos serviços prestados. Vermelho afirmou que as declarações são inverídicas e informou que acionou a Justiça para solicitar retratação.

Pesquisa
O ex-senador Roberto Requião (Mobiliza) já dizia que se você quer pão vai à padaria e se for carne no açougue. Era comentário ácido sobre as pesquisas eleitorais. O próprio senador Alvaro Dias (Podemos) disse que o que vale agora é a pesquisa espontânea (aquela que não apresenta lista dos candidatos). Então vamos lá. A última do Paraná Pesquisas, divulgada na semana passada, aponta que 74,2% não sabem ainda em quem votar para governador e 82,5% a senador. Isso significa que são eleições ainda abertas. O instituto entrevistou 1,3 mil eleitores de 54 cidades de 18 a 22 de janeiro.

Renda básica
“Uma Renda Básica de Cidadania, incondicional e permanente para os estratos mais pobres da população, resolveria essa contradição. Ao garantir um piso financeiro inabalável, ela libertaria o potencial produtivo do indivíduo. Com a segurança de que sua família continuará tendo o essencial, o cidadão pode buscar qualificação, arriscar-se em um emprego formal de entrada (mesmo que inicialmente pouco remunerado) ou até empreender micro negócios sem o pânico de ficar a zero.

A renda básica atua como um alicerce, não como uma amarra. Ela confere dignidade e poder de barganha: ninguém é forçado a aceitar condições de trabalho análogas à escravidão por desespero” – do deputado Luiz Carlos Romanelli (PSD) no artigo “Da Provisão à Permanência: Por que o Brasil Precisa Transformar o Bolsa Família em uma Renda Básica de Cidadania”.


Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz