Na manhã desta quinta-feira (29), o Hospital Municipal Padre Germano Lauck realizou sua quarta captação de órgãos do mês de janeiro, marcando um feito, com a primeira captação de coração batendo do ano. Esta ação, que reforça a importância da doação de órgãos, contou com o apoio de equipes médicas especializadas e destaca o hospital como uma referência na região Oeste do Paraná.
A paciente J.M.S, de 24 anos, foi vítima de um acidente de moto que resultou em traumatismo cranioencefálico e morte encefálica. Demonstrando um ato de solidariedade, a família autorizou a doação de múltiplos órgãos, que foram captados por equipes especializadas.
A equipe da Uopeccan, composta pelo médico cirurgião Matheus Takahashi, pela médica cirurgiã Bruna Latrônico e pelo enfermeiro Antoninho Pereira, realizou a captação de todos os órgãos, exceto coração e pulmão.
Leia também
Para a captação do coração, uma equipe especializada foi mobilizada, incluindo o cirurgião cardiovascular Ronaldo Honorato Barros dos Santos, o médico do Núcleo de Transplantes do Incor de São Paulo, Lucas Nunes de Menezes, a médica residente de cirurgia cardiovascular Giovanna Victoria Neres da Silva e o biomédico Carlos Imberg.
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, que ocupa a segunda posição em captação de órgãos na região Oeste do Paraná, reforça seu compromisso com a conscientização e incentivo à doação de órgãos. O Estado do Paraná se destaca com um volume de doações 94% superior à média nacional, refletindo o impacto positivo dessas ações.
O diretor geral do hospital, Áureo Ferreira, ressaltou que “esta captação representa não apenas um avanço técnico, mas também um testemunho do espírito colaborativo e solidário que permeia nosso hospital. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para salvar vidas”.
Segundo a responsável pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital, Marta Pereira, “a doação de órgãos é um ato de amor e esperança. Cada captação é uma vitória para nós, pois sabemos que estamos oferecendo uma nova chance de vida para tantos que esperam por um transplante”.
Confira notícias de Foz do Iguaçu no Facebook do Diário de Foz e no Instagram do Diário de Foz
